Os materiais utilizados nas confecções como o algodão, linho, viscose, etc são bem diferentes uns dos outros. Esses materiais são de origens diversas e nesse artigo você vai aprender qual a diferença entre os tecidos naturais e os sintéticos.
Provavelmente você já deve ter visto na etiqueta de alguma peça de roupa informações sobre os materiais utilizados na composição, entre eles: Lã, algodão, linho, viscose, elastano, etc.
Além de te mostrar a diferença entre eles, também vamos analisar qual é o melhor tecido para situações específicas, os prós e contras de cada um.
Em primeiro lugar, o que difere principalmente um material de outro, é a sua origem. Os materiais naturais, como algodão, linho, lã e seda são de origem vegetal, animal ou mineral. Já os materiais como poliéster, acrílico, nylon, viscose, são sintéticos e criados pelo homem, utilizando produtos químicos.
A diferença entre os tecidos naturais e sintéticos também vai além de suas origens, como veremos a seguir.
Os materiais naturais (lã, seda, linho e algodão) são conhecidos por serem matérias nobres e elegantes, entre suas vantagens estão:
Lembrando que, a lavagem desses tecidos são apenas á seco, ou a peça pode ser definitivamente danificada!
Poderemos ver abaixo, mais diferenças entre os materiais naturais e sintéticos
Os materiais de origem sintética (poliéster, acrílico, elastano, poliamida, nylon, lycra, viscose e acetato) são criados em laboratório, a partir produtos quimicamente manipulados.
Entre suas vantagens, estão:
Como vimos anteriormente, são muitas as diferenças entre os materiais naturais e sintéticos. A seguir, veremos suas diferenças nas formas de utilização de cada um.
Os tecidos de materiais naturais, são de mais fácil manutenção, devido a sua flexibilidade. São mais adequados para regiões de maiores temperaturas, por serem mais leves e absorverem a transpiração com mais facilidade, mas também podem ser utilizados em regiões com o clima mais frio, como é o caso da Lã.
Esses tecidos naturais são geralmente usados em roupas de padrão elevado, pelo seu custo financeiro elevado.
Já os tecidos de materiais sintéticos são de difícil manutenção, exatamente por deformarem com mais facilidade. São tecidos muito utilizados nas ‘’roupas do dia-a-dia’’, por serem mais baratos e acessíveis.
Lembrando que esses tecidos também podem ser combinados entre si, conforme a necessidade de cada peça produzida.
Agora que você sabe as principais diferenças entre os materiais naturais e sintéticos, a Maximus Tecidos oferece a maior variedade do mercado, por um preço justo.
Acesse o site da Maximus Tecidos e confira a variedade de cores e opções em tecidos.
Oi meninos e meninas! Tudo bem com vocês? Chegou o seu Informe Moldes, Moda e Estilo…
Você se considera uma pessoa criativa? No episódio da Rádio da Costureira sobre criatividade na…
A Sustentabilidade nos Tecidos é uma questão central na era contemporânea, e a indústria têxtil…
O tingimento e a estampagem são técnicas essenciais na indústria têxtil, influenciando diretamente a aparência…
Os tecidos desempenham um papel fundamental na vida das sociedades humanas. Desde os tempos antigos,…
Os tecidos tecnológicos estão transformando a indústria da moda e a forma como interagimos com…