fbpx

Diferenças Entre Tecidos Naturais E Sintéticos


0

Os materiais utilizados nas confecções como o algodão, linho, viscose, etc são bem diferentes uns dos outros. Esses materiais são de origens diversas e nesse artigo você vai aprender qual a diferença entre os tecidos naturais e os sintéticos.

Provavelmente você já deve ter visto na etiqueta de alguma peça de roupa informações sobre os materiais utilizados na composição, entre eles: Lã, algodão, linho, viscose, elastano, etc.

Além de te mostrar a diferença entre eles, também vamos analisar qual é o melhor tecido para situações específicas, os prós e contras de cada um.Diferenças Entre Tecidos Naturais E Sintéticos

Quais são esses materiais e qual a diferença entre tecidos naturais e sintéticos?

Em primeiro lugar, o que difere principalmente um material de outro, é a sua origem. Os materiais naturais, como algodão, linho, lã e seda são de origem vegetal, animal ou mineral. Já os materiais como poliéster, acrílico, nylon, viscose, são sintéticos e criados pelo homem, utilizando produtos químicos.

A diferença entre os tecidos naturais e sintéticos também vai além de suas origens, como veremos a seguir.

As vantagens e desvantagens dos materiais Naturais

Os materiais naturais (lã, seda, linho e algodão) são conhecidos por serem matérias nobres e elegantes, entre suas vantagens estão:

  • Maior durabilidade do produto
  • Melhor respiração do tecido
  • Tecidos flexíveis
  • Peças não deformam com o tempo
  • Toque agradável: Por serem tecidos de origem natural, são também mais sensíveis e financeiramente mais valorizados, entre os contras estão:
  • Necessitam de mais cuidado em sua lavagem
  • São mais caros
  • Amassam com mais facilidade
  • Desbotam mais rápido

Lembrando que, a lavagem desses tecidos são apenas á seco, ou a peça pode ser definitivamente danificada!

Poderemos ver abaixo, mais diferenças entre os materiais naturais e sintéticos

As vantagens e desvantagens dos materiais Sintéticos

Os materiais de origem sintética (poliéster, acrílico, elastano, poliamida, nylon, lycra, viscose e acetato) são criados em laboratório, a partir produtos quimicamente manipulados.

Entre suas vantagens, estão:

  • Peças mais resistentes
  • Amassam dificilmente
  • Secam mais rapidamente
  • Necessitam de menos cuidado em sua lavagem
  • Tem maior fixação das cores
  • Preços mais acessíveis: Por serem de fácil acesso financeiro, esses materiais dominam o mercado popular, mas também tem seus contras, como por exemplo:
  • Não absorvem a transpiração, o que pode causar mau cheiro nas peças
  • Deformam com facilidade
  • Pouca resistência ao calor

    A utilização de matérias naturais e sintéticos nas confecções.

    Como vimos anteriormente, são muitas as diferenças entre os materiais naturais e sintéticos. A seguir, veremos suas diferenças nas formas de utilização de cada um.

    Os tecidos de materiais naturais, são de mais fácil manutenção, devido a sua flexibilidade. São mais adequados para regiões de maiores temperaturas, por serem mais leves e absorverem a transpiração com mais facilidade, mas também podem ser utilizados em regiões com o clima mais frio, como é o caso da Lã.

    Esses tecidos naturais são geralmente usados em roupas de padrão elevado, pelo seu custo financeiro elevado.

    Já os tecidos de materiais sintéticos são de difícil manutenção, exatamente por deformarem com mais facilidade. São tecidos muito utilizados nas ‘’roupas do dia-a-dia’’, por serem mais baratos e acessíveis.

    Lembrando que esses tecidos também podem ser combinados entre si, conforme a necessidade de cada peça produzida.

Agora que você sabe as principais diferenças entre os materiais naturais e sintéticos, a Maximus Tecidos oferece a maior variedade do mercado, por um preço justo.

Acesse o site da Maximus Tecidos e confira a variedade de cores e opções em tecidos.


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
0
Amei
Incrível Incrível
0
Incrível
O Melhor O Melhor
0
O Melhor
Maximus Tecidos
A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado.