fbpx

Entretela: você sabe usar esse aviamento indispensável?


19
114 compartilhadas, 19 points

Quem é que não gosta daquela camisa bem estruturadinha, que “cai como uma luva” no corpo, com colarinhos, golas e punhos impecáveis? Coisa linda, né <3

A melhor amiga de uma camisa assim é a entretela, protagonista do nosso post da vez! Ela é um material aplicado no tecido para encorpar e estruturar uma peça, podendo ter diversas variações. 

shirts-428600_960_720

Entretela é aquele aviamento essencial para as costureiras. Uma profissional preparada tem sempre vários tipos de entretela por perto para encaixar nas peças que precisam de um “reforço”. Só para citar alguns exemplos: cós de saias, chapéus, casacos, camisas, blazers e artesanatos.

Antes, as entretelas precisavam ser engomadas com amido e coladas nas camisas com o calor do ferro de passar roupa. Mas a tecnologia permitiu um avanço: hoje, existem máquinas que fazem uma colagem perfeita da entretela no tecido, as chamadas fusionadeiras. O que não impede a forma manual de ser amplamente usada ainda, já que nos fim das contas, também dá super certo!

iron-933473_960_720
Ferro elétrico e entretela: parceiros na busca por roupas mais estruturadas!

Mas quem está começando a costurar agora pode ficar um pouco “encucada” com esse material: qual entretela usar? Em quais peças? Como aplicar?

Para tirar essas dúvidas, nos aliamos aos youtubers Jonatas Verly e Patrícia Cardoso, que nos forneceram muitas dicas. Bora aprender? Antes de qualquer coisa, vamos entender melhor quais são os tipos de entretela que você vai encontrar 😉

1 – Quais os tipos de entretela?

Entretela de TNT: É a famosa “entretela de papel”. É um dos tipos mais baratos e acessíveis. Pode ser encontrada em diversas espessuras e é fácil de aplicar. A desvantagem é que ele amassa e rasga mais e é difícil conseguir reaproveitá-la, além de não resistir a muitas lavagens.

Entretela de tecido plano: É uma entretela um pouco mais cara, mas também com mais benefícios. A estrutura é com fios na trama e urdume, ou seja, bem semelhante a de tecidos mesmo. Então, é mais encorpada e mais resistente. Pode ser reaplicada caso aplicação não tenha sido satisfatória e você precise refazer.

Entretela de malha: Entres os tipos de entretela, esse é o que mais mantém o caimento do tecido, já que a entretela de malha é mais maleável. É usada geralmente em peças de malha, tecidos finos e em alfaiataria. Apesar de encorpar a peça, a entretela de malha não deixa a roupa dura.

Esses três tipos podem ser:

Costuráveis: São aquelas que são fixadas à peça através de costura. Ou seja, outras são aquelas entretelas sem cola. A maioria é de TNT/papel. Indicadas para os casos em que não se quer mudar as características do tecido, mas estruturá-lo mesmo assim. Muito usadas no patchwork.

Fusionáveis: São as entretelas com cola, fixadas ao tecido com o auxílio do ferro de passar ou de uma prensa. Muito utilizada na indústria de vestuário,  são coladas ao tecido e garantem melhor fixação para costurar. Conselho: escolha entretelas com cola de boa qualidade, pois entretelas ruins podem causar bolhas e prejudicar o visual.

Ahh, as entretelas podem variar de gramatura e de cor também! 😉

2 – Como saber qual entretela usar?

Jonatas Verly explica:

Você sabe qual entretela usar de acordo com a estrutura que você quer dar à peça. Eu, por exemplo, uso muito a de malha em tecidos, pois eu gosto do resultado final, não fica com bolhas e nem descola

3- Como aplicar?

As costureiras iniciantes têm receio da entretela porque as peças que exigem esse aviamento geralmente são mais difíceis mesmo. Mas nada que a prática não resolva. Aos poucos, a costureira vai ser familiarizando e entendendo a estrutura de cada tipo de entretela

Primeiro, pense no tecido que você precisa entretelar. Sua escolha de entretela depende da característica desse tecido: fino, grosso, tem detalhes? É preciso prestar atenção  nisso para não deixar a  entretela aparecer ou não colar direito.

Depois, analise qual parte da peça vai precisar do reforço. Gola? Punho? Cós? E, por fim, pense no geral: qual caimento essa roupa precisa ter: mais firme, mais leve?

Mãos à obra!

  • No caso das costuráveis, o conselho é alinhavar antes de costurar para melhorar o acabamento.
  • No caso das colantes, pegue o ferro de passar roupas ou a prensa. Basta cortar a entretela na forma do molde, colocando o lado com cola sobre o avesso do tecido (observe que o lado colante é geralmente mais brilhoso ou mais áspero). É importante cuidar da temperatura! Deixar numa temperatura média é o mais recomendado. Conselho: aplicar pressionando o ferro sobre a entretela e não passando o ferro. Espere esfriar para depois dar seguimento à confecção da peça.

NA PRÁTICA!

Que tal ver tudo isso que a gente falou até agora em vídeo?

Para entender melhor sobre os variados tipos, dá um play neste tutorial do Jonatas Verly:

A Patrícia Cardoso também gravou um vídeo compartilhando os conhecimentos e as preferências de entretelas:

Para complementar, ainda tem mais uma dica: saiba como não sujar seu ferro na hora de entretelar!

4 – Onde comprar os diversos tipos de entretela?

Algumas são fáceis de achar em armarinhos e lojas de tecido, outras nem tanto. Então, que tal recorrer ao mercado virtual que nos dá inúmeras possibilidades em poucos cliques?

A loja online da Maximus Tecidos Finos possui diversos tipos de entretela. CLIQUE AQUI PARA VER TODAS OPÇÕES DE ENTRETELA DA MAXIMUS TECIDOS FINOS.  Veja quais são as opções:

Tecido entretela termocolante branco 50 gramas

tecido-entretela-termocolante-branco

Tecido entretela off White (especial para frente de blazer)

tecido-entretela-off-white-especial-para-frente-de-blazer

Tecido entretela termocolante preto

tecido-entretela-termocolante-preto

Tecido entretela termocolante branco

tecido-entretela-termocolante-branco-2

Tecido entretela colante de feltro preto

tecido-entretela-colante-de-feltro-preta

Tecido entretela autocolante branco

tecido-entretela-autocolante-branco

Tecido entretela preto termocolante para tecidos elásticos leves

tecido-entretela-preta-termocolante-p-tec-elasticos-leves

Tecido entretela cavalinha branco

tecido-entretela-cavalinho-branca

Tecido feltro encorpado branco

tecido-feltro-encorpado-branco

Tecido reforço colante branco

tecido-reforco-colante-branco-unidade-20cm-x-150cm

Tecido entretela branco termocolante para tecidos leves

A nossa colunista e youtuber Nea Santtana gravou um tutorial super completo sobre a entretela certa para cada tipo de tecido.

Dá o play!

Se inscreva no nosso canal AQUI!

Curtiram? Se ainda tiverem dúvidas, não hesitem em deixar comentários, viu?! O Clube da Costureira está aqui para fornecer essas informações 😉

[cta-canais-rd titulo=”O que devo saber para comprar tecidos pela Internet?” subtitulo=”Confira as 10 perguntas que você deve fazer antes de comprar tecidos em lojas virtuais” botao=”ÓTIMO! QUERO SABER” link=”http://materiais.maximustecidos.com.br/10-perguntas-que-voce-deve-fazer-antes-de-comprar-tecidos-pela-internet”]


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

19
114 compartilhadas, 19 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
1
Confuso
Engraçado Engraçado
1
Engraçado
Amei Amei
52
Amei
Incrível Incrível
5
Incrível
O Melhor O Melhor
1
O Melhor
Camila Nishida

Oi gente! Aqui quem fala é a Camila Nishida, apaixonada por moda, estilos e tendências que mantém a nossa identidade. Sou apresentadora do Canal da Maximus Tecidos Finos no YouTube, onde busco trazer a essência de cada tecido de um jeito único para que você aprenda cada vez mais sobre o universo têxtil. Psicóloga de formação, tive meu coraçãozinho arrebatado pelo Junior e pelo mundo da moda!

8 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Olá, Roberta! Tudo bem? Meu nome é Camila e sou consultora de moda da Maximus Tecidos. O zibeline é um tecido bem estruturado, então a entretela ideal para ele é a entretela encorpada.

      Dá uma olhadinha nesses links aqui>> http://www.maximustecidos.com.br/tecido-entretela-encorpada-off-white-termocolante-p23185/
      http://www.maximustecidos.com.br/tecido-entretela-encorpada-preta-termocolante-alfaiataria-p23184/

      Espero ter ajudado. Qualquer coisa estou a disposição 🙂

  1. Gostaria de saber que material usar para que os colarinhos de camisaria masculina fiquem iguais as industrializadas….

  2. Ola eu gostaria de saber qual entretela devo usar para a confecção de camisa social, uma vez que quero que o colarinho fique bem firme…?

  3. Gostei de assistir o convite para aula virtual, e agora nas minhas pesquisas no Google sobre entretelas, encontrei o seu site para minha surpresa, Um grande abraço, obrigada.

  4. Fantástico . Amei os vídeos partilhados dos youtubers e já estou seguindo o canal deles. Muito obrigada Camila por complementar o conhecimento do curso costura de sucesso. Ajudou muito

  5. Fantástico . Amei!!! Amei os vídeos partilhados dos youtubers e já estou seguindo o canal deles. Muito obrigada Camila por complementar o conhecimento do curso costura de sucesso. Ajudou muito

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.