Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estilos de modelagem

O universo da moda permite que cada estilista e profissional de costura trabalhe da forma em que se sinta mais confortável, e crie peças únicas utilizando técnicas próprias. Hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre os estilos de modelagem!

A modelagem é uma das etapas mais importantes da criação, já que é ela quem vai definir o sucesso ou fracasso do resultado final. E cada profissional tem o seu estilo de modelagem, alguns sendo mais populares do que outros.

Então, chegou a hora de conhecer quais são os estilos de modelagem mais populares, e qual a diferença entre eles. Confira e se surpreenda!

Estilos De Modelagem

Quais são os estilos de modelagem?

Como já sabemos, cada costureiro ou estilista utiliza o estilo que lhe convém, e que garante um resultado final de qualidade. Porém, existem dois estilos de modelagem que são os mais populares e utilizados no mundo todo, inclusive no Brasil.

  • Modelagem plana

Essa também é conhecida como modelagem tradicional, feitos a partir de moldes em 2D. A costureira posiciona o molde em cima da bancada e inicia o seu processo de criação. A vantagem desse estilo é que ele é mais versátil, e mais útil para peças simples, porém para peças mais complexas, como vestidos, ele demanda muito trabalho, correções e tentativas até se obter uma peça de sucesso.

Essa ainda é a técnica mais utilizada no Brasil, porém em outros Países, como na Europa, ela já é vista como uma técnica ultrapassada, e por isso é muito pouco utilizada.

  • Moulage

A Moulage é um estilo de modelagem Francesa e o estilo mais utilizado no mundo todo. Com ele, as peças são criadas a partir de moldes em 3D, que são como manequins adaptados para essa técnica. Com ele, você consegue ter uma visão mais ampla da peça final, e de como será o caimento exato dela no corpo.

Ela permite um acabamento mais profissional e peças feitas sob medida que se encaixam perfeitamente, sem necessitar de várias tentativas, consertos e ajustes.

Para essa técnica, é preciso fazer um investimento inicial no manequim, que é peça fundamental para que ela se torne possível, porém, a qualidade de suas peças vai também subir de nível, tendo mais visibilidade e te consolidando como uma profissional da moda.

Como escolher o melhor estilo para mim?

Você já sabe quais são os estilos de modelagem mais populares no Brasil, mas com certeza deve estar se perguntando como escolher o estilo ideal para suas criações, não é mesmo?

A resposta é que vai variar muito do seu estilo de trabalho. Existem costureiras que trabalham apenas com produção de camisetas em larga escala, por exemplo, e para essa a modelagem plana pode ser a melhor escolha.

Para quem trabalha com peças mais elaboradas feitas sob medida, a moulage se mostra muito mais eficaz em agregar qualidade e caimento perfeito nas peças, o que a torna a mais escolhida pelos estilistas profissionais.

Seja qual for o estilo que você escolher, o ideal é que você o domine! Isso porque se a etapa de modelagem não for satisfatória, o resultado final de sua peça também não será.

Invista no conhecimento!

Você já sabe quais são os estilos de modelagem, mas você domina algum deles? Se a resposta é não, talvez a melhor escolha para você seja investir em conhecimento, iniciando um curso na área.

Porque no fim, os estilos de modelagem são técnicas, e sem ela suas peças não terão a qualidade necessária para se destacar no mundo da moda, e te consolidar como uma verdadeira profissional.

Conheça o curso Segredos da Moulage Francesa aqui!

Na Maximus Tecidos você encontra vários livros e materiais para modelagem: clique aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *