Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como fazer uma flor grande de paetê? Veja algumas técnicas

Se você pretende dar uma nova cara aquela roupa que já está há um tempo esquecida, ou até mesmo personalizar peças básicas, para uso próprio ou para colocar à venda no seu empreendimento.

Existem algumas técnicas criativas para isso. Aqui iremos mostrar como fazer uma flor grande de paetê, que pode ser aplicada em qualquer tipo de roupa. Dando um ar mais divertido e original.

Esta tendência de personalização de peças do vestuário, têm ganhado muito espaço nos últimos anos. Através dela, o proprietário ou a proprietária da peça, pode se expressar da forma que lhe for mais conveniente.

Cabe ao costureiro ou a costureira saber aplicar todas as técnicas de aplicação. 

Aqui na Maximus, você pode contar com diversas técnicas criativas, incluindo a de como fazer uma grande flor de paetê. E ainda poderá encontrar na Maximus Escola de Moda, diversos outros cursos do seu interesse.

Técnicas de como fazer uma grande flor de paetê

A aplicação do paetê deve seguir algumas dicas, para que o serviço fique bem feito e valorize bem a peça. Primeira dica é em relação às agulhas: Se for costurar à mão, pode utilizar qualquer uma. Desde que tenham uma ponta, pois é preciso furar o tecido.

Se for trabalhar usando uma máquina de costura, o ideal é que a agulha seja do número 14/90. Elas são ideais para costuras com pedrarias, paetês e outros materiais.

Lembrando que, quanto melhor for a qualidade do material, melhor será o resultado final.

A seguir, acompanhe o passo a passo de como fazer uma flor grande de paetê.

Passo 1: Comece fazendo o desenho que será aplicado na peça, que no caso é uma flor grande. O paetê (lantejoulas) pode ser da cor que preferir, desde uma cor que realce na peça ou até da mesma cor. Fica ao seu critério.

Passo 2: Importante que a linha seja da mesma cor do paetê (lantejoulas), ou transparente. Para que fique o bom efeito na aplicação. Se quiser mais contraste, deve usar uma linha da cor do tecido, em caso de cores diferentes.

Passo 3: A fixação do primeiro paetê (lantejoula) deve ser bem feita, para não comprometer todo o restante do serviço. A partir disso, você já poderá dar sequência ao trabalho. Para um melhor resultado, é indicado fixar com um nó todo paetê aplicado, o que requer mais tempo.

Observação: Se preferir aplicar os paetês (lantejoulas) mais rapidamente, não precisa colocar um nó entre eles. É só passar a agulha, e ir fixando as carreiras. Entretanto, esse método não é seguro. Seu trabalho pode ser desfeito na primeira lavagem ou com qualquer atrito na peça.

Passo 4: De como fazer uma flor grande de paetê, é sua finalização. Ao terminar de colocar todos os paetês (lantejoulas), basta se certificar que está tudo bem fixado, se o desenho final está bem feito e cortar as pontas das linhas que ficaram sobressalentes na parte do avesso, para que não incomodem na utilização da peça.

Outra observação: Você pode estar se perguntando, como fazer uma flor grande de paetê? Se não sou experiente no bordado… Existe a possibilidade de utilizar uma cola especial de tecido, e aplicar os paetês diretamente. Dessa forma, o produto final não fica bem acabado e pode ser desfeito na primeira lavagem.

Aqui vai mais algumas dicas importantes: Para dar um melhor efeito, utilize uma conta no centro do paetê. Ela irá esconder a linha e ainda criará um belo efeito. E lembre-se de sempre passar pelo lado avesso.

No curso Arte do Bordado à Mão, ou em tantos outros na Maximus Escola de Moda você poderá aprender ou se aperfeiçoar nessa ou em demais técnicas.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *