Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Folga de vestibilidade 

Uma das coisas mais importantes na costura é a parte das medidas. Ao fazer um molde, é preciso ver se é necessário ter uma folga de vestibilidade ou não. Mas o que é isso.

Folga de vestibilidade nada mais é do que a folga que se deixa em uma roupa. Quando se tira as medidas de uma pessoa, seja um cliente ou até mesmo suas próprias medidas, é importante que a fita métrica esteja ajustada.

Não é recomendado que se deixe nem muito apertada, nem solta ao ponto de cair do corpo. 

Como fazer certo a folga de vestibilidade?

Ao se medir uma pessoa, não é necessário que meça ela por inteiro. Todos nós temos medidas principais. Entre elas estão o: busto, cintura e quadril. 

Vamos considerar um tecido plano, em que não há elasticidade e separar entre as três principais medidas. Veja como:

Folga de vestibilidade do busto

Na medida do busto, ao fazer o molde, é importante que tire as medidas certas e adicione a folga.

Em uma peça sem mangas, por exemplo, a cada ¼ do molde, você pode separar 1cm. O que da 4cm totais de folga. 

Já quando a peça tiver mangas, você pode adicionar 1,5cm a cada ¼, totalizando 6cm totais de folga. Isso porque a manga demanda um pouco mais de folga para ajudar na movimentação.

E por que isso acontece? Nós temos a medida do busto e a medida do colo. E a nossa medida de cava a cava é mais larga. Além disso, temos os ossinhos nas costas que fazem a movimentação do braço. 

Então se a medida de folga for muito justa, fica desconfortável vestir a roupa. Uma camisa social, por exemplo, pode se deixar até 10cm de folga e um casaco ainda mais, já que o casaco se coloca em cima de outra roupa.

Folga de vestibilidade da cintura 

Em tecido plano, não é necessário se colocar folga. Isso quando se quer a peça justa ao corpo. Mas caso queira uma blusa mais larguinha, pode sim colocar uma folga.

Folga de vestibilidade do quadril 

A medida de quadril também é bacana adicionar. É muito comum se ver saias e calças com uma folga de tecido na frente e quando isso acontece, muitas pessoas confundem com folga da peça, mas não é isso que acontece

É justamente ao contrário. Quando o bolso de uma calça fica abrindo, por exemplo, é sinal que a medida do quadril está certa demais no corpo. 

Quando se tem elastano, pode usar a roupa mais justa. Mas no tecido plano, pelo menos é bom deixar no mínimo 2cm totais. Ou seja, a cada ¼ da peça, deixe 0,5cm de folga. Mas claro que você pode deixar mais

E em relação à folga de vestibilidade na malha?

Quando você costura em malha ou algum tecido que tenha alta elasticidade, não é necessário deixar folga de vestibilidade. A menos que queira deixar a peça mais soltinha.

Inclusive, às vezes é necessário reduzir as medidas, principalmente com tecidos com alta elasticidade.

Como saber quanto colocar de folga?

Colocar folga na peça é muito relativo. Depende do que se está fazendo. Mas para se ter uma ideia, uma dica é pegar roupas que se tenha em casa, medir a cintura da peça com a fita métrica e adicionar a folga que se deseja.

Há muitas maneiras de explorar o universo da costura. Se gostou dessa dica e quer saber mais sobre como tirar medidas, folga de vestibilidade e costura em tecido plano e malha, acesse o único curso online de modelagem profissional aprovado pelo MEC no Brasil. Não perca essa chance!

Só na Maximus Tecidos você encontra tudo o que precisa, venha conferir nossos produtos.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *