Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

3 maneiras para franzir tecidos finos

Se você possui dúvidas de como franzir tecidos finos, saiba que existem algumas maneiras diferentes de fazer isso.

Deixar o franzido perfeito em tecidos finos é desejo de muitas pessoas que trabalham com costuras. Por isso, pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas maneiras mais simples de franzir tecidos finos.

Assim você conseguirá escolher a melhor forma para você. Por isso, aproveite e confira a seguir:

Conheça 3 maneiras de franzir tecidos finos

1 – Da maneira tradicional

A primeira forma de franzir tecidos é a tradicional, mas utilizadas e ensinadas em cursos de costura, por exemplo.  Para isso, primeiro é preciso passar uma costura reta um pouco para fora da margem.

Uma dica é dar um pequeno espaço no começo da costura para que as linhas fiquem no lugar. A máquina de costura precisa estar regulada no ponto máximo de comprimento da máquina e a tensão da linha, entre 2 e 0.

Feita a costura reta, faça outra costura um pouco para dentro da margem da costura. O retrocesso deve ser feito novamente no começo da costura. Quando cortas as linhas, deixe uma sobra.

Assim você vai observar que fez duas costuras paralelas. Onde as linhas estiverem soltas, separe as que estão do lado avesso do tecido e segure-as. Com cuidado, puxe o tecido fino na direção oposta e pronto, você terá conseguido fazer a primeira maneira de franzir tecidos finos.

2 – Franzir tecido fino na máquina

Para franzir tecidos na máquina, você pode utilizar o lastex para isso. Esse item é uma linha elástica, que pode ser utilizada na bobina da máquina. Para encher, basta enrolar o lastex com a mão, esticando de forma bem leve.

Feito isso, coloque a bobina da máquina de volta e comece a fazer a costura. Você não precisa fazer nenhum tipo de alteração na caixa da bobina da máquina para franzir tecidos dessa maneira, e o ponto do comprimento, assim como a tensão da linha, podem estar normais.

Esse tipo de costura pode ser feito da mesma maneira como citamos acima, onde uma fica um pouco fora da margem da costura e a outra costura fica paralela a esta.

A única diferença desta maneira de franzir tecidos é que com o uso do latex, o tecido de franziu sozinho. Para que a segunda costura seja feita, é importante esticar o tecido fino enquanto costura.

Nesta segunda maneira, o franzido do tecido fica perfeito e também bem uniforme.

3 – Franzir o tecido com outra linha

Nesta terceira maneira de franzir tecidos finos, é a forma mais rápida de conseguir fazer esse acabamento nas peças.

Para isso, é preciso ter um cordão ou uma linha mais grossa para conseguir o efeito de tecido franzido. Antes de tudo, marque no tecido para ter uma guia. Feito isso, posicione na máquina o tecido e a linha por cima da marcação.

Para conseguir franzir tecidos com essa técnica, a máquina precisa estar regulada no ponto de zig zag, a tensão normal da linha, o comprimento entre 1 e 2 e a largura entre 5 e 6.

A linha mais grossa precisa ficar posicionada no meio do zig zag, mas sem deixá-la presa. A agulha não poderá passar por cima da linha, apenas dos lados.

Quando o zig zag for feito de uma ponta a outra no tecido fino franzido, empurre o tecido na direção oposta à linha.

O efeito do franzido vai ficar da mesma maneira que citamos acima, mas a diferença é que nessa forma, é mais fácil puxar a linha grossa do que a linha de costura comum.

Depois de franzir tecidos com essa técnica, basta ajustar da maneira que desejar para deixar o franzido no lugar certo.

Agora que você conheceu as maneiras de franzir tecidos finos, acesse o site da Maximus Tecidos e confira os itens disponíveis para te ajudar a costurar as peças! Acesse nosso curso de costura Gente que Ama Costurar.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *