Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Gazar: um tecido com requinte, transparência e fluidez

Oi, gente! Eu sou a Camila Nishida e no post de hoje eu vou falar sobre o gazar: um tecido leve, fluido e sedoso.

Se preferir, você pode dar o play e acompanhar este post por este vídeo que eu preparei: 

A HISTÓRIA POR TRÁS DO TECIDO GAZAR

Como sempre vamos começar pela história: o gazar é um tecido originalmente feito da seda. A seda, uma das matérias primas mais antigas da história têxtil, foi descoberta na China, reza a lenda, quando a imperatriz Si Ling Chi degustava sua deliciosa xícara de chá debaixo de uma amoreira e um casulo do bicho da seda caiu dentro de sua xícara!

Podemos dizer que os tecidos mais luxuosos da história surgiram dessa matéria prima: quando falamos em seda vem na nossa mente o toque sedoso, a leveza, o brilho e claro, a elegância. 

Foto: Pinterest
Imperatriz da China Si Ling Chi / Foto: Pinterest
GAZAR E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

O gazar é um tecido leve, transparente e fluido, muito fluido. Gosto de dizer que ele se movimenta na mesma medida do vento. A textura dele é lisa, leve, uniforme.

O gazar é um tecido clássico dos vestidos de festa e vestidos de noiva. Ele compõe peças leves, românticas, com fluidez. 

Tecido gazar da Maximus Tecidos
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

É o tecido queridinho dos eventos a luz do dia, principalmente porque é um tecido com muitas opções de estampas, eu mesma, tenho um vestido maravilhoso que fiz com a minha costureira já faz um tempo, com um gazar aqui da Maximus Tecidos.

Foto: Pinterest

Nos vestidos de noiva o gazar também é um tecido muito usado nos modelos mais leves, nos casamentos no campo, na praia, nos vestidos boho…

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Além disso, na moda casual o gazar é maravilhoso para confeccionar camisas, saias e blusas.

Foto: Pinterest
Foto: Pinterest

Eu tenho também uma saída de praia que fiz com a minha costureira, linda, de uma estampa floral da Maximus Tecidos que eu amo. 

A nossa jornalista Ana Paula Mocelin também mandou fazer uma saída de praia de gazar da Maximus Tecidos
GAZAR DE SEDA X GAZAR DE POLIÉSTER

Bom, assim como aconteceu com a maioria dos tecidos com a tecnologia no mundo têxtil, hoje o gazar não mais só de seda. É muito comum, na verdade quase mais comum encontrarmos o gazar de poliéster.

Todo tecido de seda tem o valor mais agregado, que é o valor que ele merece. O gazar de seda custa, em média, de 8 a 10x mais que o gazar de poliéster.

O gazar de seda é de uma elegância sem igual, é um tecido luxuoso, usado ao redor de todo o mundo pelas principais marcas de luxo em vestidos, echarpes, lenços e até compondo detalhes em outros acessórios. Contudo, como todo tecido de seda é delicado e requer cuidados super especiais quanto a conservação e lavagem. 

Já o gazar de poliéster não deixa nada a desejar quanto a elegância, mas é claro que não é a mesma coisa, é outra composição, é outro processo têxtil. Como todo tecido de fibra sintética ele é bem mais resistente a lavagem, mas cuidado!

Por ser um tecido de gramatura baixa e bem delicado, ele não é um tecido que pode ir pra máquina de qualquer jeito! Precisa de cuidados especiais na lavagem e também na passadoria.

Foto: Pinterest
OS PRINCIPAIS TIPOS DE GAZAR

Muito se confunde o gazar tecido com a musseline e com o chiffon. Esses três tecidos podem ser usados nos mesmo modelos, mas eles são diferentes: a musseline tem textura, tem o toque granulado e pesa um pouquinho mais. Já o chiffon na corrida da qualidade ele fica um pouquinho pra trás e isso é bem perceptível no resultado final da peça. 

Tecido musseline e tecido chiffon da Maximus Tecidos

Dentro da categoria gazar nós temos dois tipos principais: que é o gazar, só gazar e o gazar toque de seda. Veja bem: toque de seda, ele não é de seda, mas tem o toque. Inclusive arrisco dizer que é um dos tecidos que em termos de caimento e textura mais se aproxima da própria seda. 

Tecido gazar toque de seda e tecido gazar da Maximus Tecidos

O gazar toque de seda tem esse acetinado sutil, que se perde na transparência do tecido, mas que faz toda diferença. Deixa ele reluzente, fino, luxuoso.

Tecido gazar toque de seda da Maximus Tecidos
Tecido gazar toque de seda da Maximus Tecidos

E o gazar, só gazar, é opaco, sem brilho. Ele também é transparente, tem as mesmas características de caimento, só não tem o acetinado do toque de seda.

Tecido gazar da Maximus Tecidos
Tecido gazar da Maximus Tecidos

Confira todas as opções de GAZAR aqui no site da Maximus Tecidos!

Bom, diante de todas as informações que eu te dei sobre o gazar, quem vai decidir qual é o melhor é você, afinal, o tecido tem que ser O MELHOR pra peça que você quer. Você precisa analisar qual é o seu propósito com essa roupa, qual dos tecidos mais entrega o que você precisa e claro, o custo benefício.

Se você gostou desse conteúdo comenta aqui embaixo pra eu saber, curta e compartilha com alguém que você acha que também vai gostar! Aproveita, se inscreve no canal da Maximus Tecidos no YouTube (clique aqui!) para ser avisada em primeira mão sempre que um vídeo como esse for pro ar e segue a gente nas redes sociais: @caminishida e @maximustecidos.

Um beijo e até a próxima!

Assuntos Relacionados

Comentários

2 respostas

  1. Ótima idéia em explicar sobre tecidos pois até vendedor de lojas de tecidos desconhecem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *