Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ideias para iniciar a jornada de costurar suas roupas

Muitas pessoas (em especial mulheres), já sonharam em aprender a costurar e confeccionar suas próprias roupas e desistiram por falta de tempo ou apoio. Saiba que a  jornada de costurar suas roupas pode ser alcançada com um pouco de planejamento e organização de rotina.

Se você concilia o trabalho fora de casa mais os afazeres domésticos, sabemos que o tempo é limitado, mas com uma estratégia é possível definir uma rota de aprendizado e alcançar seu sonho de aprender a costurar.

Como começar a jornada de costurar suas roupas

Qualquer atividade nova demanda um pouco de resiliência e disposição. Aprender algo novo pode causar frustração e a chave está na consistência. A jornada de costurar suas roupas  pode ser adaptada ao seu ritmo de aprendizado:

  • Comece escolhendo um bom curso

Se você é iniciante e está começando do zero, sem nenhum conhecimento na área, ter um curso de costura vai ser de grande ajuda. Existem ótimos cursos disponíveis para serem realizados a distância e com preços acessíveis.

A diferença entre aprender com um curso e estudar sozinha, é que eles trazem alguns truques e “macetes” que apenas a prática proporciona e que sem este suporte você demoraria mais para aprender.

●     Prepare sua rotina

Para assistir às aulas você vai precisar planejar a sua rotina. Deixe reservado na agenda pelo menos quarenta minutos por dia para praticar e vá aumentando gradualmente quando possível.

Outra opção é utilizar os fins de semana para assistir mais aulas se puder. Não é obrigatório, mas pode ajudar a adiantar sua jornada de aprendizado.

  • Adquira materiais de qualidade

Para começar a produzir suas primeiras peças será necessário adquirir os materiais necessários. Para iniciantes a qualidade dos tecidos é especialmente importante, já que é um fator que interfere na facilidade da costura e caimento.

Tecidos de baixa qualidade podem ser mais difíceis de cortar, costurar e prejudicar a peça como um todo, e definitivamente não são apropriados para quem ainda está começando a  jornada de costurar suas roupas. Dê preferência para tecidos como tricoline, viscose, sarja ou malhas em geral.

  • Comece por peças mais simples

Algumas peças são mais complexas de serem confeccionadas mesmo por costureiras experientes, por isso, se está começando agora escolha peças de moldes mais simples e vá aumentando a dificuldade aos poucos.

Camisetas, saias e vestidos retos costumam ser mais simples de execução. Diferente de peças formais ou peças como vestidos de alta costura. O aprendizado é realizado em etapas, tenha sempre isso em mente.

  • Não tenha medo de praticar

A teoria e a prática se complementam, por isso não tenha medo de praticar ou de errar. Pelo contrário, o erro é esperado no início da jornada de costurar suas roupas e é uma ótima oportunidade de aprendizado.

Lembre sempre da sua motivação para iniciar

Cada pessoa tem sua motivação e objetivo quando inicia na jornada de costurar suas roupas.

Algumas pessoas querem apenas poder usar peças exclusivas que elas mesmas confeccionaram, outras querem ter uma renda extra e muitas ainda aplicam a costura como atividade terapêutica.

Não importa qual for sua motivação, sempre mantenha ela em mente e se lembre qual seu objetivo final. Isso vai te ajudar a persistir mesmo quando pensar em desistir.

Se você quer começar na jornada de costurar suas roupas e não sabe por onde, esperamos que este texto tenha te ajudado.

Se você está em busca de um curso para te acompanhar nessa empreitada, a  Maximus Tecidos tem tudo o que você precisa. O Curso Gente que Ama Costurar está com matrículas abertas. Venha iniciar sua jornada de costurar suas roupas hoje mesmo!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *