Muitas pessoas (em especial mulheres), já sonharam em aprender a costurar e confeccionar suas próprias roupas e desistiram por falta de tempo ou apoio. Saiba que a jornada de costurar suas roupas pode ser alcançada com um pouco de planejamento e organização de rotina.
Se você concilia o trabalho fora de casa mais os afazeres domésticos, sabemos que o tempo é limitado, mas com uma estratégia é possível definir uma rota de aprendizado e alcançar seu sonho de aprender a costurar.
Qualquer atividade nova demanda um pouco de resiliência e disposição. Aprender algo novo pode causar frustração e a chave está na consistência. A jornada de costurar suas roupas pode ser adaptada ao seu ritmo de aprendizado:
Se você é iniciante e está começando do zero, sem nenhum conhecimento na área, ter um curso de costura vai ser de grande ajuda. Existem ótimos cursos disponíveis para serem realizados a distância e com preços acessíveis.
A diferença entre aprender com um curso e estudar sozinha, é que eles trazem alguns truques e “macetes” que apenas a prática proporciona e que sem este suporte você demoraria mais para aprender.
Para assistir às aulas você vai precisar planejar a sua rotina. Deixe reservado na agenda pelo menos quarenta minutos por dia para praticar e vá aumentando gradualmente quando possível.
Outra opção é utilizar os fins de semana para assistir mais aulas se puder. Não é obrigatório, mas pode ajudar a adiantar sua jornada de aprendizado.
Para começar a produzir suas primeiras peças será necessário adquirir os materiais necessários. Para iniciantes a qualidade dos tecidos é especialmente importante, já que é um fator que interfere na facilidade da costura e caimento.
Tecidos de baixa qualidade podem ser mais difíceis de cortar, costurar e prejudicar a peça como um todo, e definitivamente não são apropriados para quem ainda está começando a jornada de costurar suas roupas. Dê preferência para tecidos como tricoline, viscose, sarja ou malhas em geral.
Algumas peças são mais complexas de serem confeccionadas mesmo por costureiras experientes, por isso, se está começando agora escolha peças de moldes mais simples e vá aumentando a dificuldade aos poucos.
Camisetas, saias e vestidos retos costumam ser mais simples de execução. Diferente de peças formais ou peças como vestidos de alta costura. O aprendizado é realizado em etapas, tenha sempre isso em mente.
A teoria e a prática se complementam, por isso não tenha medo de praticar ou de errar. Pelo contrário, o erro é esperado no início da jornada de costurar suas roupas e é uma ótima oportunidade de aprendizado.
Cada pessoa tem sua motivação e objetivo quando inicia na jornada de costurar suas roupas.
Algumas pessoas querem apenas poder usar peças exclusivas que elas mesmas confeccionaram, outras querem ter uma renda extra e muitas ainda aplicam a costura como atividade terapêutica.
Não importa qual for sua motivação, sempre mantenha ela em mente e se lembre qual seu objetivo final. Isso vai te ajudar a persistir mesmo quando pensar em desistir.
Se você quer começar na jornada de costurar suas roupas e não sabe por onde, esperamos que este texto tenha te ajudado.
Se você está em busca de um curso para te acompanhar nessa empreitada, a Maximus Tecidos tem tudo o que você precisa. O Curso Gente que Ama Costurar está com matrículas abertas. Venha iniciar sua jornada de costurar suas roupas hoje mesmo!
Oi meninos e meninas! Tudo bem com vocês? Chegou o seu Informe Moldes, Moda e Estilo…
Você se considera uma pessoa criativa? No episódio da Rádio da Costureira sobre criatividade na…
A Sustentabilidade nos Tecidos é uma questão central na era contemporânea, e a indústria têxtil…
O tingimento e a estampagem são técnicas essenciais na indústria têxtil, influenciando diretamente a aparência…
Os tecidos desempenham um papel fundamental na vida das sociedades humanas. Desde os tempos antigos,…
Os tecidos tecnológicos estão transformando a indústria da moda e a forma como interagimos com…