Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Interpretação De Modelo No Curso De Modelagem

Você já viu alguma propaganda de determina roupa e achou a peça linda no corpo da modelo, mas quando a vestiu o resultado lhe decepcionou? Isso ocorre por que a interpretação de modelo foi feita pensando no corpo padrão.

Muitos são interessados no curso de corte e costura ou modelagem, mas não são todos que efetivamente conhecem ou sabem da importância das diversas técnicas de cálculo para desenvolver um modelo.

Não há à toa que nos decepcionamos com os moldes, mesmo que tenhamos seguidos as recomendações do curso. Inclusive, muitas costureiras chegam a desistir porque não encontram uma forma de desenvolver peças com bom caimento.

Interpretação De Modelo No Curso De Modelagem

Veja como a interpretação de modelo através dos cálculos faz a diferença

A interpretação de modelo sem cálculos é feita através de moldes pré-definidos, ou seja, são dimensões já prontas e pré-determinadas, que variam proporcionalmente de acordo com cada tamanho.

Entretanto, todas essas medidas seguem um corpo padrão, mas e quando o público exige mudanças? Quando é uma pessoa mais baixa ou acima do peso? Será que simplesmente tamanhos maiores e menores são o suficiente?

Como você deve imaginar, o caimento fica totalmente prejudicado e as adaptações exigem muita experiência por parte da estilista.

Nesse cenário, cada confecção possui a sua tabela exclusiva de tamanhos, tentando atender uma única persona. A interpretação de modelo deixa a desejar e as peças não irão conseguir atingir públicos que fogem do padrão (a maioria).

Interpretação de modelo pelo método geométrico

O método geométrico surge para resolver o problema de interpretação de modelo. As peças passam a ser desenvolvidas a partir de dimensões relativas do corpo.

Quando você aprende por essa forma, passa a entender como a costura funciona em sua essência, aprendendo a traçar qualquer medida, através de qualquer material.

A realidade é que entre pegar um modelo plano, fazer um molde, cortar e costurar é simplesmente o básico e se você deseja aprofundar-se no ramo da costura há MUITAS técnicas que você deve aprender.

Principalmente se o seu objetivo é trabalhar como uma estilista, que desenvolve peças personalizadas para os seus clientes.

Nesse momento, a interpretação de modelo é essencial. Mas como aprender a fazê-la? Veja bem, não é um método que pode ser repassado brevemente, pois é algo que deve ser aprendido em um curso completo.

Breves tutoriais irão te deixar com dúvidas e não farão com que você entenda efetivamente a técnica, apenas irá decorar a metodologia através de um único padrão.

Sendo assim, é muito importante que você busque um curso profissionalizante renomado para você se especificar. Isso fará total diferença no seu desenvolvimento profissional.

Traga um diferencial para o seu mercado

A costura pode ser interpretada por muitas pessoas apenas como um trabalho necessário ou um “bico”. Mas quem se interessa verdadeiramente por esse assunto conseguirá ir muito além do básico e da modelagem plana.

Será que você precisa de muito para se tornar uma estilista? Caso tenha criatividade, gosto por moda e dedicação, você com certeza irá ganhar um espaço no mercado.

Costureiras que fazem bem o seu trabalho e que conhecem técnicas de corte e costura se destacam, obviamente! Então, você deve se perguntar até onde você quer chegar.

Caso a resposta for “longe”, em uma vida profissional cheia de sucesso, você deve buscar ir atrás disso. Os cursos, treinamentos, e-books e outros materiais de apoio serão o que irão subsidiar alcançar esse objetivo.

Quer saber mais sobre interpretação de modelo no curso de modelagem? Conheça o curso Modelista Profissional da Maximus Tecidos: Aperte Aqui.

Aperte Aqui e Faça sua Assinatura de Moldes, Moda & Estilo e tenha acesso a Maior Biblioteca de Moldes de Costura do Brasil!

Matrículas Abertas Curso MODELAGEM PROFISSIONAL DE MALHAS Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *