Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Livros de costura para usar como referência

Se você está inserido no meio do mercado de criação e confecção de peças de roupas, saiba que ter alguns livros de costura como referências são essenciais para você que deseja produzir peças únicas e cheias de histórias.

Nesses livros de costura, você consegue encontrar tanto termos técnicos sobre os tecidos, modelagem e montagem das roupas como informações sobre a evolução dessas confecções com base nas silhuetas, que também mudaram.

Existem diversas cópias que podem ser encontradas facilmente em livros de costura, tanto físicos quanto digitais, que você pode encontrar fotos, ilustrações, diagramas e diversos detalhes enriquecedores para os profissionais de costura.

Se você deseja conhecer algumas das principais sugestões, confira as dicas que trouxemos a seguir:

Livros de costura

Livros de costura que você precisa conhecer

História do Vestuário – Carl Köhler

Esse tem sido um dos livros de costura referências para quem deseja ingressar nesse meio. Isso porque, é um livro que traz ideias sobre o mundo antigo e sobre a Idade Média, o que ainda é difícil de encontrar em outras opções.

Esse livro é muito tenso e técnico. Existem diversas descrições muito extensas sobre materiais e técnicas que eram usadas em cada época, contendo algumas fotos, desenhos e diagramas feitos pelo próprio autor.

Além disso, você também pode encontrar alguns detalhes sobre peças originais, achados arqueológicos e muita arte nesse livro de costura. É uma opção rica em detalhes.

Os diagramas do livro são em miniatura, mas possuem um apêndice com todas as medidas para que você consiga estudar mais sobre proporções.

A Santíssima Trindade – Nora Waugh

Todos os livros de costura feitos por essa autora podem fazer parte da sua coleção. São três volumes desenvolvidos, e cada um deles possui um conteúdo.

É possível encontrarmos uma descrição em textos sobre os estilos das peças de roupas de cada época, além de diagramas com as modelagens originais de cada uma delas e as citações sobre estilos, silhuetas e materiais mais utilizados.

Quando você adquire essa opção de livro, você pode usar um dos moldes oferecidos como referência para confeccionar uma peça de roupa com sucesso.

Mesmo que os diagramas não sejam muito ampliados, eles são bem claros de serem interpretados, principalmente se você deseja aprender sobre posição de costuras.

Patterns Of Fashion – Janet Arnold

Essa coleção de livros de costura de Janet Arnold não pode ficar de fora da lista de referências que você precisa ter. Ao total, são 5 volumes organizados pela autora que foi considerada uma das maiores historiadoras do mundo do vestuário.

Ela trabalhou na confecção de coleções muito importantes, e ao longo de sua vida, passou a documentar algumas das peças que criou com detalhes de medidas, moldes, estampas, técnicas de montagem e bordados.

Todas essas informações passaram a fazer parte da coleção Patterns Of Fashion, que é um dos livros de costura histórico básicos que precisam estar na sua biblioteca.

Dois volumes são totalmente voltados para a moda feminina com foco na moda inglesa, um misto para roupas íntimas com detalhes de bordados e um publicado em 2018, sobre armações de saias e também corsets.

Todas as peças que são apresentadas no livro podem ser encontradas de duas maneiras, com desenhos em detalhes técnicos e também através do diagrama de modelagem um uma página de grade, para que você consiga ampliar.

O primeiro livro acompanha algumas informações sobre como converter e ampliar as medidas, para criar roupas históricas para bonecas e adaptar esses modelos a serem exibidos em museus.

Agora que você viu que existem alguns livros de costura que não podem ficar de fora da sua coleção, principalmente para ter como referência e base na confecção de peças, invista neles e use-os no seu dia a dia.

Acesse nosso curso de Modelista Profissional e acesse nosso site Maximus Tecidos.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *