Roupas feitas com algodão cru? Sim! Looks com algodão cru são uma ótima pedida para os dias mais quentes, pois conferem leveza, frescor e também sofisticação. Mas antes vamos saber um pouco mais sobre esse tecido que vem sido cada vez mais procurado.
O que é um tecido de Algodão Cru
O algodão cru é um tecido feito de trama simples, ou seja, os fios são entrelaçados de forma mais fácil, uma fila de urdume e uma de trama, e assim ficou conhecido como tela.
Todos os tecidos têm uma forma de estrutura e a maneira como os fios entrelaçam vão definir se ele vai ser uma malha ou um tecido de pano. E dentro da indústria têxtil existem diferentes tipos de malha e diferentes tipos de pano.
O algodão cru não é o único a ser de trama simples, vários outros tecidos também se encaixam nessa categoria. No entanto ele é o mais básico dentre os tecidos formados nessa estrutura.
Possuir uma trama simples é justamente o que faz do algodão cru um tecido simples. Simples em todos os sentidos, para trabalhar, estender, possui a superfície lisa, é um tecido de alta resistência, não deforma e nem distorce.
Outro fato que faz com que o algodão cru seja um tecido totalmente sólido é que ele não recebe nenhum tipo de tingimento, ou seja, ele é produzido apenas na coloração natural.
Qual a utilização do algodão cru
O algodão cru é utilizado para os testes de modelagem, quando a estilista confecciona o molde é necessário que ela o teste para saber se ele ficou adequado no copo e correto.
É comum que algumas modelistas testem as peças utilizando TNT, no entanto o algodão cru vem ganhando mais espaço por garantir um excelente custo-benefício, além da qualidade da peça.
É um tecido muito recomendado para quem está iniciando na costura, pois quando estamos no início é comum errarmos na hora de costurar, sendo assim o algodão cru, além de ser fácil de trabalhar, é um tecido mais em conta.
Outra finalidade do algodão cru é servir para peças piloto, seja para fazer ajustes em peças que são confeccionadas em grande escala de uma indústria, ou simplesmente para ajustar a peça ao seu corpo.
O algodão cru é um tecido importantíssimo na moulage, uma técnica francesa super requintada. As telas dessa técnica são feitas desse tecido, principalmente por ser um tecido neutro.
Além de ser neutro, o algodão cru dá para a modelagem a estrutura necessária, é um tecido bastante resistente atendendo todas as necessidades na hora de confeccionar a técnica moulage.
A espessura do algodão cru
O algodão cru pode ser divido em três espessuras diferentes, sendo elas: fina, média e encorpada. A escolha fica a seu critério de acordo com o projeto que você está desenvolvendo.
Looks com algodão cru
Para você que se encanta com o mundo da moda, veja agora 6 looks com algodão cru e fique surpreso como esse tecido pode ser incrivelmente belo e chamar atenção de todos!
- Calça Pantacourt
- Saias compridas
- Saia Evasê
- Camisetas
- Batas
- Calça Boca de Sino
Já que você conhece um pouco mais sobre esse tecido, veja agora 6 looks com algodão cru acima e saiba como ficar cada vez mais estilosa com os tecidos simples como o algodão cru.
Além de ser um tecido muito bonito para roupas, suas peças não são caras pois o tecido é mais barato, e ainda pode garantir muita suavidade, frescor e leveza.
Cambraia de algodão
O tecido cambraia de algodão é uma versão do algodão 100% com um toque de sofisticação. Possui gramatura baixa, bem fininho e é um pouco transparente. Ela tem um toque suave e caimento mais delicado.
É perfeito para fazer camisas e blusas de verão, já que é super fresquinha. Saídas de praia de cambraia também são maravilhosas, porque têm aquele aspecto natural do algodão e a transparência ideal que esse tipo de peça pede.
A cambraia de algodão, por ser de fibra natural e ser muito confortável, também é bastante utilizada na confecção de roupas para bebês.
Por ser um tecido fino e com transparência, é ideal que tenha um forro, que pode ser o forro leve de poliéster ou a própria tricoline de algodão. Além disso, ele mesmo também é ótima opção de forro para quem quer conforto térmico em peças que usam como base tricoline, linho ou laise.
O nome “cambraia” vem de “Cambrai”, uma comuna da França onde possivelmente foi criado esse tipo de tecido.
Uma resposta
Ótima informação, adorei