Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Looks com algodão cru

Roupas feitas com algodão cru? Sim! Looks com algodão cru são uma ótima pedida para os dias mais quentes, pois conferem leveza, frescor e também sofisticação. Mas antes vamos saber um pouco mais sobre esse tecido que vem sido cada vez mais procurado.

Foto: Reprodução Pinterest

O que é um tecido de Algodão Cru

O algodão cru é um tecido feito de trama simples, ou seja, os fios são entrelaçados de forma mais fácil, uma fila de urdume e uma de trama, e assim ficou conhecido como tela.

Todos os tecidos têm uma forma de estrutura e a maneira como os fios entrelaçam vão definir se ele vai ser uma malha ou um tecido de pano. E dentro da indústria têxtil existem diferentes tipos de malha e diferentes tipos de pano.

O algodão cru não é o único a ser de trama simples, vários outros tecidos também se encaixam nessa categoria. No entanto ele é o mais básico dentre os tecidos formados nessa estrutura.

Possuir uma trama simples é justamente o que faz do algodão cru um tecido simples. Simples em todos os sentidos, para trabalhar, estender, possui a superfície lisa, é um tecido de alta resistência, não deforma e nem distorce.

Outro fato que faz com que o algodão cru seja um tecido totalmente sólido é que ele não recebe nenhum tipo de tingimento, ou seja, ele é produzido apenas na coloração natural.

Qual a utilização do algodão cru

O algodão cru é utilizado para os testes de modelagem, quando a estilista confecciona o molde é necessário que ela o teste para saber se ele ficou adequado no copo e correto.

É comum que algumas modelistas testem as peças utilizando TNT, no entanto o algodão cru vem ganhando mais espaço por garantir um excelente custo-benefício, além da qualidade da peça.

É um tecido muito recomendado para quem está iniciando na costura, pois quando estamos no início é comum errarmos na hora de costurar, sendo assim o algodão cru, além de ser fácil de trabalhar, é um tecido mais em conta.

Outra finalidade do algodão cru é servir para peças piloto, seja para fazer ajustes em peças que são confeccionadas em grande escala de uma indústria, ou simplesmente para ajustar a peça ao seu corpo.

O algodão cru é um tecido importantíssimo na moulage, uma técnica francesa super requintada. As telas dessa técnica são feitas desse tecido, principalmente por ser um tecido neutro.

Além de ser neutro, o algodão cru dá para a modelagem a estrutura necessária, é um tecido bastante resistente atendendo todas as necessidades na hora de confeccionar a técnica moulage.

A espessura do algodão cru

O algodão cru pode ser divido em três espessuras diferentes, sendo elas: fina, média e encorpada. A escolha fica a seu critério de acordo com o projeto que você está desenvolvendo.

Looks com algodão cru

Para você que se encanta com o mundo da moda, veja agora 6 looks com algodão cru e fique surpreso como esse tecido pode ser incrivelmente belo e chamar atenção de todos!

  • Calça Pantacourt
  • Saias compridas
  • Saia Evasê
  • Camisetas
  • Batas
  • Calça Boca de Sino

Já que você conhece um pouco mais sobre esse tecido, veja agora 6 looks com algodão cru acima e saiba como ficar cada vez mais estilosa com os tecidos simples como o algodão cru.

Além de ser um tecido muito bonito para roupas, suas peças não são caras pois o tecido é mais barato, e ainda pode garantir muita suavidade, frescor e leveza.

Cambraia de algodão 

Foto: Maximus Tecidos
Foto: Reprodução Pinterest

O tecido cambraia de algodão é uma versão do algodão 100% com um toque de sofisticação. Possui gramatura baixa, bem fininho e é um pouco transparente. Ela tem um toque suave e caimento mais delicado.

É perfeito para fazer camisas e blusas de verão, já que é super fresquinha. Saídas de praia de cambraia também são maravilhosas, porque têm aquele aspecto natural do algodão e a transparência ideal que esse tipo de peça pede.

A cambraia de algodão, por ser de fibra natural e ser muito confortável, também é bastante utilizada na confecção de roupas para bebês.

Por ser um tecido fino e com transparência, é ideal que tenha um forro, que pode ser o forro leve de poliéster ou a própria tricoline de algodão. Além disso, ele mesmo também é ótima opção de forro para quem quer conforto térmico em peças que usam como base tricoline, linho ou laise.

O nome “cambraia” vem de “Cambrai”, uma comuna da França onde possivelmente foi criado esse tipo de tecido.

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *