Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Manuseio da máquina de costura

Está costurando ou quer aprender a costurar? Se você gostaria de aprender mais sobre o manuseio da máquina de costura, não pode perder as dicas incríveis que preparamos para você!

A máquina de costura não é bicho de sete cabeças, mas dependendo do modelo e da funcionalidade da máquina, algumas facilidades que ela apresenta podem ficar de fora simplesmente porque você não conhece sua máquina.

Manuseio da máquina de costura

Como é o manuseio da máquina de costura?

O manuseio correto da máquina de costura depende muito da marca e modelo, e ainda do tipo de peça que você pretende produzir.

Se você está pensando em costurar peças muito peculiares, como vestidos de noiva ou de festa, por exemplo, o ideal é fazer um curso completo sobre as funcionalidades da máquina que irá utilizar ou mesmo fazer um estágio em um ateliê!

No entanto, as principais funções de uma máquina de costura em geral são comuns a quase todas. Confira as principais:

  • Aprenda todas as partes de sua máquina de costura

Isso envolve saber como acionar a máquina, normalmente o botão fica ao lado direito da máquina de costura. Também é importante saber onde fica o pino do carretel, a guia da linha e o alimentador da bobina!

Você precisará saber como funciona o botão de ajuste dos pontos da costura, em geral esse botão fica na extremidade da máquina de costura!

Existe ainda um botão que regula a tensão da linha, ou seja, é através dele que você controla o quanto a linha fica esticada! Atenção, existe um “furo” que é o tensor da linha e um botão, em geral logo acima do tensor, que é o regulador de tensão. A linha estica mais ou menos conforme você movimenta o botão!

Há um parafuso que trava a agulha! Essa é uma peça fácil de ser visualizada! Ele é importante porque segura a agulha enquanto você costura!

Você ainda precisa aprender a abrir a tampa que libera a bobina, essa tampa parece uma parte que se abre para o interior da máquina de costura!

Essas são as peças principais, mas não deixe de conferir o manual de sua máquina para saber do que mais ela é composta! Cursos e tutoriais online também podem ser muito úteis!

  • Saiba preparar sua máquina de costura!

Se você quer aprender sobre como é o manuseio da máquina de costura e já aprendeu sobre as partes dela, agora precisa preparar sua máquina para a costura!

Essa fase é essencial para um bom resultado. É no preparo que você irá colocar a máquina em uma mesa confortável, instalar a agulha conforme as instruções de uso, encher a bobina e passar a linha pela agulha da máquina!

Não se esqueça de ligar a máquina na tomada e conferir se as linhas estão colocadas de acordo com as indicações do fabricante e do tipo de ponto que deseja costurar!

  • Costure!

Se você tem certeza que cumpriu todas as etapas dos passos anteriores, chegou a hora mais esperada, a hora de costurar!

Você pode selecionar um ponto mais simples, como o ponto reto, que também é chamado de ponto corrido e optar por um tamanho de ponto médio, assim irá aprendendo naturalmente como diminuir e aumentar os pontos em sua máquina!

Você pode praticar a costura em alguns retalhos até ter confiança de que ela está reta e com bom acabamento, sem linhas puxadas ou rebarbas!

Não se esqueça de alinhar o tecido sob a máquina sempre e pisar no pedal!

Agora que você já aprendeu sobre como manusear a máquina de costura, confira as novidades em tecidos da Maximus Tecidos! A Maximus é a maior loja online para a compra de tecidos e lá você pode adquirir tecidos de qualidade para iniciar suas costuras!

Ganhe 10% de desconto em qualquer máquina utilizando o cupom SINGERMAXIMUS, e ainda mais 13% de desconto no pagamento à vista!

Confira as Máquinas de Costura Disponíveis no site da Maximus Tecidos: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

2 respostas

  1. Amei as instruções sobre manuseio da máquina. Tudo muito interessante e educativo. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *