Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Quem inventou a máquina de costura?

Você sabe quem inventou a máquina de costura? Essa é uma pergunta com certeza incomum e que poucos saberão responder de prontidão, mas a verdade é que a máquina de costura possui muita história desde a sua criação. Muitas vezes alguns itens comuns são tão presentes que nem nos lembramos como era a vida sem […]

máquina de costura

Você sabe quem inventou a máquina de costura? Essa é uma pergunta com certeza incomum e que poucos saberão responder de prontidão, mas a verdade é que a máquina de costura possui muita história desde a sua criação.

Muitas vezes alguns itens comuns são tão presentes que nem nos lembramos como era a vida sem eles, mas nem sempre eles estavam em nossa rotina ou eram tão acessíveis.

A primeira patente da máquina de costura tem registro datado de mil setecentos e setenta e cinco, quando a confecção de tecidos era ainda manual e envolvia muita técnica, tempo e o trabalho conjunto de diversas costureiras.

Como surgiu a máquina de costura

Muitos estudiosos questionam se essa patente de máquina de costura de 1775 de fato chegou a ser produzida e alguns cogitam que ela tenha sido idealizada e nunca tenha saído de fato do projeto em papel.

Um pouco mais tarde, em 1830, um alfaiate chamado Barthelemy Thimonnier desenvolveu outro modelo de equipamento e este já possui mais registros na história.

Este segundo possui registro de produção e chegou a ser testado mas a adesão por parte das costureiras e alfaiates foi baixa, já que achavam que a invenção poderia roubar seu ofício.

Thimonnier não obteve sucesso nenhum com a invenção e muito menos qualquer tipo de reconhecimento financeiro. A situação só começou a mudar alguns anos depois, com o início da revolução industrial.

Com a revolução industrial houve também a mudança nos métodos produtivos e na mentalidade dos trabalhadores, que passaram a valorizar equipamentos que pudessem acelerar os trabalhos.

máquina de costura ganhou destaque real com Elias Howe, que patenteou e começou a comercializar um sistema simples, de pesponto duplo.

As máquinas de costura da marca Howe foram sinônimo de qualidade e sucesso no mercado durante muito tempo, até que com a morte do seu fundador ela foi à falência e perdeu espaço para a fabricante do fundador Isaac Singer.

As máquinas de Isaac Singer tinham um diferencial de mercado com relação ao seu antecessor e que conta muito até os dias atuais: a assistência técnica. Por volta de 1880 a Singer dominava mais de setenta por cento do mercado de máquinas de costura.

A máquina de costura nos tempos atuais

Se a máquina de costura foi motivo de medo por parte dos profissionais da época, que enxergavam nela uma ameaça à profissão, hoje elas são as principais aliadas de qualquer profissional da área.

É inconcebível que um costureiro profissional ou mesmo amante da arte da costura realize todas as etapas de corte e costura à mão. O mercado se adaptou para trazer opções mais modernas, acessíveis e práticas de utilizar.

Hoje existem versões eletrônicas, industriais, diferentes faixas de preço e tamanhos no mercado. Além disso, elas podem ser encontradas à venda em qualquer loja de departamento.

Algumas das grandes empresas, como a Singer, ainda são amplamente renomadas no mundo da costura e o sonho de consumo de diversos profissionais.

Agora que você sabe mais sobre a máquina de costura, o que acha de começar a se aventurar na fabricação de algumas peças? A Maximus Tecidos oferece todos os materiais necessários para o iniciante.

No site você pode encontrar tecidos de qualidade, moldes e cursos de corte e costura que vão do básico ao avançado para todos os públicos.  Com o curso Gente que Ama Costurar, por exemplo, você será capaz de produzir suas primeiras peças em alguns meses.

Pegue sua máquina de costura, selecione a peça que deseja fazer e venha conhecer as opções da Maximus tecidos.

Ganhe 10% de desconto em qualquer máquina utilizando o cupom SINGERMAXIMUS, e ainda mais 13% de desconto no pagamento à vista!

Confira as Máquinas de Costura Disponíveis no site da Maximus Tecidos: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *