Para realizar uma boa confecção de roupas, acessórios, costura em geral, é fundamental que se possua bons materiais. Seja um profissional já qualificado ou iniciante.
Obter os principais materiais de corte e costura é importante não só para confeccionar peças de qualidade, com bom acabamento, mas também para a otimização do tempo de produção das peças.
Materiais de Corte
Ao realizar o corte são necessários bons equipamentos para não danificar os tecidos, ser confortável ao manusear e não causar acidentes. Um dos equipamentos utilizados são as tesouras.
As tesouras dão qualidade na precisão dos cortes, por essa razão é necessário escolher boas tesouras. São várias que se podem utilizar, há diferentes tipos de tesouras para corte de tecidos, sendo as principais:
- Tesoura de tecido: é a principal no corte de tecidos, apresenta aro longo e lâminas retas e afiadas. Sua anatomia é moldada para realizar cortes de tecidos apoiados sobre a mesa;
- Tesoura picote: possuem acabamento em zig zag e lâminas serrilhadas, devido a isso são utilizadas em tecidos que não desfiam com facilidade;
- Tesoura arremate: utilizada para cortar linhas na máquina de costura enquanto a peça ainda é confeccionada e também usada ao finalizar a peça, realizando um acabamento final na peça, cortando as sobras de fios;
- Tesoura de bordado: é mais afiada e estreita, utilizada no artesanato de bordados, sendo precisa em cortar as linhas próximas aos nós e curvas difíceis.
Além das tesouras é necessária uma boa marcação para realizar um corte no tamanho correto dos moldes e ao ajustar a peça de roupa no tamanho correto, conseguindo mais precisão á confecção.
Para isso é utilizado os materiais de marcação, que são:
- Lápis tradicional: utilizado para marcar telas de rascunho;
- Giz de tecido: usando para marcar tecidos em geral, principalmente com o uso de moldes e é de fácil remoção;
- Caneta com tinta removível de tecido: é utilizada por serem de ponta fina, mas é preciso atenção ao comprar para verificar de que forma a tinta é removível;
- Alfinete cabeça: possui uma “bolinha” na ponta, facilitando para não perde-los pelo tecido, é fino, bom para não desfiar os tecidos e pode ser utilizado para precisão de ajustamento da peça no manequim ou modelo;
- Alfinete simples: é o alfinete fino, sem nenhuma barreira, bom para ser utilizado para cortar o tecido juntamente com os moldes;
- Alfinete de segurança: é o alfinete que segura o tecido no lugar, possui um fecho de engate;
- Fita métrica: necessária para medir o tamanho dos cortes a serem realizado e o tamanho da peça como um todo. Importante para medir os moldes e ver a quantidade de tecido a ser comprado.
Materiais de costura
Depois de medir, verificar os moldes, cortar é hora de costurar e os materiais de costura são os principais ao confeccionar as peças, com eles que se realiza arremate final.
Os principais deles são a agulha e a linha, que variam entre eles para cada especificidade, os principais são:
- Linhas: há variados tipos, como a de poliéster, metálica, pesponto, de algodão, overlock e lastex;
- Agulhas: assim como as linhas também há vários tipos, como: agulha de ponta normal, fina, arredondada, pesponto, de bordado e ponta facetada.
Há os também os acessórios, como o alfineteiro, para colocar as agulhas e alfinetes e facilitando o manuseio. O desmanchador é fundamental, caso a costura não saia corretamente e precise ser desmanchada sem danificar o tecido.
Para dar aquele toque final de excelência a peça é bom ter uma mesa de passar e um ferro a vapor, que deixa a peça de roupa impecável e pronta para uso.
O curso de corte e costura ideal está aqui na Maximus Tecidos! Este curso Gente que Ama Costurar te oferece o que há de mais prático e de qualidade em relação ao ensino de corte e costura! Agora você pode confeccionar roupas aprendendo desde o básico!