Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Qual O Melhor Tecido Algodão Ou Poliéster?

Para saber qual é o melhor tecido algodão ou poliéster, é importante se atentar à cada uma das características desses tipos de tecidos que são usados para a confecção de roupas e outros produtos.

Muitas pessoas sabem que a etiqueta de uma roupa contém informações sobre os tecidos que são utilizados na produção da mesma, porém a maioria dessas pessoas não olham isso ao fazer uma compra.

Com isso, muitas delas acabam adquirindo peças de roupas de baixa qualidade ou que não se adéquam ao objetivo que o cliente deseja na hora de usá-la.

Além disso, os tecidos possuem suas propriedades específicas que definem a durabilidade e conforto do produto. Portanto, é importante saber diferenciá-los para comprar o melhor!

 

Onde comprar fitas de Cetim

Composição do melhor tecido algodão ou poliéster

Os tecidos de algodão são utilizados há centenas de anos devido à sua textura e respirabilidade. Enquanto o algodão é fabricado há centenas de anos, o poliéster só existe desde os anos 50.

Apesar disso, há desvantagens no uso de tecido de algodão puro na confecção, o que pode ser solucionado ao misturá-lo com o poliéster.

O tecido de poliéster não é o tecido mais popular, devido a sua característica sintética e a tendência de ser barato, mas quando misturado ao algodão, é possível obter o melhor dos dois tecidos.

  • Isso transforma em um tecido muito resistente e com pouca taxa de encolhimento vinda do algodão.

O poliéster foi combinado com tecidos de algodão para resolver problemas apresentados com peças de vestuário 100% algodão.

  • O algodão enruga facilmente devido às qualidades de absorção de todas as fibras naturais. Mas, devido à junção com o poliéster, ele pode manter sua forma e cor.

Portanto, as misturas de algodão e poliéster são conhecidas por sua durabilidade, resistência à lavagem. Porém, muitas pessoas preferem os tecidos em peças separadas devido às suas características específicas. Conheça-as.

Vantagens e desvantagens de usar somente algodão ou poliéster

  • Algodão:

Vantagens: o algodão é leve e fresco em climas quentes; é fácil de limpar e hipoalérgico e é respirável para mantê-lo fresco em climas muito quentes.

Desvantagens: recomenda-se lavar uma peça de algodão em água fria, pois é um produto que encolhe com facilidade e nunca o deixe em uma secadora por muito tempo.

  • Poliéster:

Vantagens: o poliéster é uma fibra resistente e durável, de fácil lavagem e que mantém sua forma; possui propriedades térmicas para uso no inverno; é um tecido macio; hipoalérgico.

Desvantagens: não é respirável como algodão.

Com essas propriedades dos tecidos citados, entende-se que a mistura do algodão e do poliéster produz um tecido muito eficiente e durável, além de ser bastante versátil.

Mas afinal, qual tecido é o melhor?

O poliéster definitivamente será melhor tecido para atividades esportivas e definitivamente, o algodão será um tecido bastante respirável para o uso no dia a dia.

Então, para qualquer pessoa definir qual é o melhor tecido é importante analisar para que tipo de peça ele será confeccionado. Assim, tanto a costureira, quanto os clientes ficarão satisfeitos com o resultado.

No entanto, os dois tecidos se complementam, por isso que existem tecidos que são compostos pelos dois materiais.

Conheça a loja Maximus Tecidos Finos!

Ao entender como as características de cada um dos tecidos influenciam na compra, pense sempre em escolher o tecido mais adequado de acordo com suas necessidades.

Com a loja online Maximus Tecidos, você pode encontrar diversos tipos de tecidos que são compostos tanto por algodão, quanto pelo poliéster, além de tecidos nos quais os materiais se complementam.

Portanto, para concluir qual é o melhor tecido algodão ou poliéster, defina primeiro em que eles serão usados na confecção!

Clique aqui e confira todas as novidades em tecidos disponíveis no site da Maximus Tecidos!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *