Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Modelagem, corte e costura de um vestido de veludo

O tecido de veludo é bem delicado e de luxo, e por isso, as peças mais sofisticadas e chiques são criadas com ele. A costura de um vestido de veludo pode parecer bem desafiadora de ser feita. Isso porque, as suas fibras são um pouco menos estáveis do que as de outros tecidos, dificultando o […]

costura de um vestido de veludo

O tecido de veludo é bem delicado e de luxo, e por isso, as peças mais sofisticadas e chiques são criadas com ele. A costura de um vestido de veludo pode parecer bem desafiadora de ser feita.

Isso porque, as suas fibras são um pouco menos estáveis do que as de outros tecidos, dificultando o momento da costura. Além disso, também é um tecido um pouco mais grosso do que o normal, e os pelos possuem diversas variações.

Mas, esses pontos não podem fazer com que a costura de um vestido de veludo fique de lado em seu ateliê. Pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas informações de como costurar esse tipo de tecido, quais os tipos de veludo que existem e algumas dicas essenciais para esse processo. Confira a seguir!

Tecido de veludo: saiba mais

Muitas pessoas amam costurar peças com o tecido de veludo justamente por ser uma opção mais elegante. Ele é um tecido clássico, muito bonito e exuberante, e essas características chamam a atenção.

Não é à toa que o tecido de veludo está sempre em alta, afinal, todo mundo deseja estar na moda. É válido lembrar que esse tecido é bem quente, ou seja, não é recomendado para usar em temperaturas mais quentes, e sim, ideal para estações como inverno e outono.

Como fazer a costura de um vestido de veludo

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o tecido de veludo, vamos explicar como fazer a costura de um vestido de veludo, confira o passo a passo a seguir!

  • Primeiro, sempre lembre-se de se atentar ao sentido do corte do tecido de veludo.
  • Para cortar, coloque o tecido sobre uma superfície espaçosa para conseguir organizá-lo melhor.
  • Coloque alfinetes ao redor do molde para fazer a costura de um vestido de veludo e deixe uma pequena margem de costura ao redor dele.
  • Passe o alfinete ou alinhave para levar a máquina de costura.
  • Caso o tecido tenha elastano e você não tenha overclock, faça uma costura em formato de zig zag. Lembre-se de reforçar o ponto reto depois.
  • Costura apenas uma única vez, pois caso você queira desfazer a costura, o tecido ficará marcado.
  • Use uma agulha de ponta fina para fazer a costura de um vestido de veludo.
  • Faça essa costura sempre seguindo o mesmo sentido dos pelos.
  • Caso o veludo tenha pelos mais altos, é preciso tomar um pouco mais de cuidado para aumentar o tamanho do ponto e regular a tensão da sua máquina.
  • Feito isso, faça o acabamento da bainha usando debrum. Vire a bainha e costura em um ponto invisível.

Depois de fazer a costura de um vestido de veludo, você poderá passar o tecido com o ferro, mas sempre coloque um pano por cima, como uma flanela, para não danificar o tecido.

Tenha atenção à temperatura do ferro, e deixe-a sempre baixa. Você pode usar a parte mais fina do ferro para abrir um pouco as costuras.

Tipos de veludo que existem – costura de um vestido de veludo

Depois de aprender a fazer a costura de um vestido de veludo, você precisa escolher qual tipo de veludo vai utilizar. Confira a seguir alguns deles e suas especificações.

Veludo Alemão

É um tipo de veludo liso, feito de algodão ou seda. Ele possui um brilho mais intenso do que os outros.

costura de um vestido de veludo

Veludo molhado

O veludo molhado possui esse nome porque o seu brilho lembra muito um tecido com água. A sua superfície é um pouco irregular, como se estivessem vários machucados nele.

Veludo cristal

Esse tipo de veludo é ideal para fazer a costura de um vestido de veludo, pois possui uma superfície bem brilhante e Lisa, além de ser um pouco mais leve também. Geralmente possui fios de seda em sua composição.

Levando em consideração essas dicas, você conseguirá fazer a costura de um vestido de veludo sem dificuldades. Se quiser saber mais, entre em contato conosco e tire suas dúvidas! Acesse nosso curso de Modelista Profissional e acesse nossa site maximus.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *