fbpx

Modelagem e confecção


2
2 points

Se você está começando a se interar sobre o ramo da moda nas questões de produção, então tenha em mente que a modelagem e confecção são os passos básicos para que as peças saiam efetivamente do papel e virem realidade.

Muito se fala sobre corte e costura, mas a modelagem é uma etapa que precede tudo isso. Caso ela não seja feita de maneira adequada, não importa o quão bonito seja o croqui da peça ou quão fino seja o tecido: o resultado não será bom.

Por isso, quanto mais cedo você entender a importância do trabalho de uma modelista, melhor! Inclusive, se você quer começar a produzir as suas peças é preciso saber lidar com os moldes.

Modelagem E Confecção

Modelagem e confecção: qual a relação

Quando falamos de modelagem e confecção temos diversos conceitos a serem estudados e fica difícil expor tudo em apenas algumas palavras. Mas, aqui, vamos te explicar os principais conceitos.

Primeiramente, existem dois tipos de modelagem: bidimensional (modelagem plana) e tridimensional (moulage). O primeiro tipo ocorre quando, a partir dos desenhos, os moldes são feitos no papel para, depois, serem cortados os tecidos.

Já o moulage é feito diretamente na modelo ou no manequim. Ou seja, os tecidos são colocados sob medida com auxílio de grampos, alfinetes e outros acessórios. Depois, as medidas são passadas para o plano para que se possa confeccioná-las.

Não há como dizer qual dos dois métodos é melhor, pois tudo depende do tipo de roupa.

A relação entre modelagem e confecção é bem clara: a modelagem é quem irá ditar o que deverá ser feito na confecção das roupas. Quais serão as medidas do pano, onde haverá costura, qual tipo de tecido usar, etc.

Suponde que estejamos falando de uma loja de departamento que produza centenas de roupas iguais… A modelista irá desenvolver o molde para que a peça fique exatamente como a estilista desenhou.

A partir daí, as costureiras irão cortar o tecido e costurar. Para que uma peça seja de boa qualidade e tenha bom caimento, tudo isso deve estar alinhado.

Quais são os atributos de uma modelista

Para trabalhar com modelagem e confecção é preciso preencher alguns requisitos, afinal, cada profissional tem o seu perfil. No caso, a modelista deve atender:

  • Ter muito conhecimento em tecidos, pois ela deve saber o que fica mais adequado para determinado corte
  • Ser criativa
  • Ter habilidades manuais
  • Conhecimento em geometria e facilidade com números
  • Noções de moda

Claro, tudo isso você vai adquirindo com experiência e treinamento, então, você deve começar a trilhar os seus passos na carreira de modelista.

Para você se tornar uma boa profissional deve investir em cursos sobre o assunto, pois há realmente muitas técnicas para serem aprendidas. Juntando esse conhecimento com a experiência adquirida ao decorrer do tempo, você irá se destacar no mercado.

Também é muito importante ter as ferramentas corretas para conseguir trabalhar.

Posso ser estilista e modelista?

Sobre modelagem e confecção, muitas se perguntam se podem agir como estilista e modelista ao mesmo tempo. Mas é claro que sim! A estilista é quem desenha a peça e a modelista é quem a torna realidade.

Você pode muito bem atuar nas das áreas e é até mesmo bem interessante, pois as duas funções devem ter conhecimento sobre a outra, afinal, as áreas se complementam.

Se você gosta de desenhar, é super antenada à moda e quer seguir essa carreira, busque especializações para tal.

Quem está em busca de cursos sobre modelagem e confecção pode começar pelos treinamentos oferecidos pela Maximus Tecidos. Os cursos são bem completos e vão te trazer um vasto conhecimento na área de modelagem e confecção.

Conheça a Escola de Moda On-line da Maximus Tecidos! Você pode aprender e se especializar em corte e costura, moulage, modelagem plana, costura pet e desenho de moda.

Clique aqui e saiba mais sobre os cursos!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

2
2 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
2
Engraçado
Amei Amei
7
Amei
Incrível Incrível
0
Incrível
O Melhor O Melhor
0
O Melhor
Maximus Tecidos

A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Levar esse conhecimento aos jovens é muito importante, muitos não tem perspectiva do futuro, porque não tem conhecimento da vasta gama de trabalho que há, parabéns

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.