O processo de modelagem e moulage é muito importante durante a criação de uma peça de roupa. Isso porque, são nessas etapas que as criações tomam forma, e por isso, o estilista é fundamental.
Para fazer a modelagem, conhecer sobre os métodos de modelagem e moulage e plana é essencial, pois são muito utilizadas. São técnicas diferentes, mas que se completam.
Em peças mais simples, por exemplo, pode ser usada a modelagem plana, enquanto a modelagem e moulage é usada em peças mais elaboradas.
Se você tem dúvidas sobre o assunto e deseja se aprofundar, continue a leitura e confira as informações que trouxemos a seguir:
A modelagem das peças de roupas consiste na etapa em que os estilistas desenham e fazem as peças tomarem forma, sendo transformadas em moldes e sendo usadas na produção.
Nessa etapa, existem alguns fatores que são essenciais de serem levados em consideração, como o caimento da peça, sua versatilidade e ergonomia.
O modelista precisa responder algumas perguntas durante essa etapa, como se a peça é simples de vestir, fácil, confortável e tem movimentos.
Assim, é possível definir qual tipo de técnica usar, modelagem e moulage ou plana. Entenda mais sobre cada uma delas a seguir.
As técnicas de modelagem e moulage e plana são as principais quando falamos desse assunto na criação de peças.
Acompanhe a seguir as especificações de cada uma delas:
A técnica de modelagem plana, ou tradicional, é a mais utilizada normalmente no mercado de produção de peças de roupas.
Aqui, o molde é feito no papel, onde as medidas são tiradas da pessoa ou de medidas industriais. É preciso seguir um passo a passo para desenvolvê-la, confira:
Na modelagem plana, existe a produção de uma peça piloto planificada em um papel, que serve como molde para que o tecido seja cortado.
Na técnica modelagem e moulage, acontece justamente o contrário, ou seja, a peça de roupa é feita diretamente no manequim, fazendo com que a peça seja visualizada já pronta.
A modelagem e moulage é um método tridimensional que contrasta com a outra técnica citada acima. Ele é muito utilizado na alta costura, onde a ideia é envolver o manequim com o tecido usando alfinetes e cortando, para formar o modelo desejado.
Com isso, é possível observar o resultado da peça final, bem como o seu volume, caimento e outros detalhes, mesmo enquanto ainda estão desenvolvendo a peça.
Nesse processo de modelagem e moulage, um passo a passo também é seguido, confira:
A modelagem e moulage possui algumas vantagens sobre a técnica plana, como trazer uma realidade mais apurada dos detalhes do tecido, facilitando a modelagem e evitando sobras desnecessárias.
Acesse nosso curso de Modelista Profissional e acesse nosso site Maximus Tecidos.
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…
View Comments
Esta técnica é um curiosidade minha a muito tempo