Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Modelagem e moulage

O processo de modelagem e moulage é muito importante durante a criação de uma peça de roupa. Isso porque, são nessas etapas que as criações tomam forma, e por isso, o estilista é fundamental.

Para fazer a modelagem, conhecer sobre os métodos de modelagem e moulage e plana é essencial, pois são muito utilizadas. São técnicas diferentes, mas que se completam.

Em peças mais simples, por exemplo, pode ser usada a modelagem plana, enquanto a modelagem e moulage é usada em peças mais elaboradas.

Se você tem dúvidas sobre o assunto e deseja se aprofundar, continue a leitura e confira as informações que trouxemos a seguir:

Modelagem de peças de roupas

A modelagem das peças de roupas consiste na etapa em que os estilistas desenham e fazem as peças tomarem forma, sendo transformadas em moldes e sendo usadas na produção.

Nessa etapa, existem alguns fatores que são essenciais de serem levados em consideração, como o caimento da peça, sua versatilidade e ergonomia.

O modelista precisa responder algumas perguntas durante essa etapa, como se a peça é simples de vestir, fácil, confortável e tem movimentos.

Assim, é possível definir qual tipo de técnica usar, modelagem e moulage ou plana. Entenda mais sobre cada uma delas a seguir.

Técnicas de modelagem

As técnicas de modelagem e moulage e plana são as principais quando falamos desse assunto na criação de peças.

Acompanhe a seguir as especificações de cada uma delas:

Modelagem plana

A técnica de modelagem plana, ou tradicional, é a mais utilizada normalmente no mercado de produção de peças de roupas.

Aqui, o molde é feito no papel, onde as medidas são tiradas da pessoa ou de medidas industriais. É preciso seguir um passo a passo para desenvolvê-la, confira:

  • Primeiro, uma base bidimensional é construída sobre o papel. Feito isso, essa base é adaptada para o modelo da peça desejado, podendo ser feitas mudanças.
  • Com o molde já pronto, é possível cortar e costurar essa peça, chamada de piloto. Feito isso, a versatilidade será analisada para saber se o caimento está bom e se possui algum defeito.
  • Se a peça não estiver como o desejado, é preciso corrigir o molde e a peça é refeita.

Na modelagem plana, existe a produção de uma peça piloto planificada em um papel, que serve como molde para que o tecido seja cortado.

Técnica modelagem e moulage

Na técnica modelagem e moulage, acontece justamente o contrário, ou seja, a peça de roupa é feita diretamente no manequim, fazendo com que a peça seja visualizada já pronta.

A modelagem e moulage é um método tridimensional que contrasta com a outra técnica citada acima. Ele é muito utilizado na alta costura, onde a ideia é envolver o manequim com o tecido usando alfinetes e cortando, para formar o modelo desejado.

Com isso, é possível observar o resultado da peça final, bem como o seu volume, caimento e outros detalhes, mesmo enquanto ainda estão desenvolvendo a peça.

Nesse processo de modelagem e moulage, um passo a passo também é seguido, confira:

Modelagem e moulage

  • As fotos e os desenhos do modelo da roupa são selecionados. Assim, é preciso calcular o tamanho do tecido que será utilizado.
  • As linhas do fio reto e outras são marcadas no tecido, como a linha do quadril, busto, cintura e outras.
  • O tecido é alfinetado no manequim com muita atenção às linhas e fios do modelo, das pences, folgas, pregas e outros detalhes.
  • Todas as linhas são marcadas a lápis para determinar os limites e como deve ser costurado.
  • Na mesa, o molde desse tecido é corrigido usando uma régua, as curvas da modelagem e alfinetes para fazer uma última prova.
  • Com as correções feitas, o molde é passado para o papel. Caso sejam muito elaborados, é preciso fazer um protótipo como base para testes.

A modelagem e moulage possui algumas vantagens sobre a técnica plana, como trazer uma realidade mais apurada dos detalhes do tecido, facilitando a modelagem e evitando sobras desnecessárias.

Acesse nosso curso de Modelista Profissional e acesse nosso site Maximus Tecidos.

Aperte Aqui e Faça sua Assinatura de Moldes, Moda & Estilo e tenha acesso a Maior Biblioteca de Moldes de Costura do Brasil!

Matrículas Abertas Curso MODELAGEM PROFISSIONAL DE MALHAS Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *