Modelagem Para O Método De Corte Centesimal


1
1 ponto

O corte centesimal é um método de modelagem criado na década de 30 aqui no Brasil. Tem origem 100% brasileira e foi criado por Carmen de Andrade Mello Silva no ano de 1934. O método de corte centesimal faz parte da história do corte e costura do Brasil e hoje iremos conferir como são realizadas as modelagens com esse método.

A modelagem é uma das etapas mais importantes na construção de uma peça de roupa e podem ser utilizados diferentes métodos para realizá-la.

Confira os detalhes da modelagem para o método de corte centesimal.

Modelagem Para O Método De Corte Centesimal

O que é o método de corte centesimal

O método de corte centesimal é uma técnica de modelagem. Ela é a primeira técnica desenvolvida para modelar tecidos planos com exatidão e sem a necessidade de cálculos mais complexos para manter a proporção.

O método do corte centesimal possui esse nome por ter as medidas utilizadas para o traçado dos moldes dividas em 100 partes. Junto com o corte centesimal foi criado o sistema de escalas que será utilizada para fazer a modelagem utilizando o método de corte centesimal.

É importante resgatar a origem dessa invenção. Foi Carmem de Andrade Mello Silva quem, despretensiosamente, criou esse novo método exato, observando suas próprias anotações sobre modelagem e numerações para costura.

Ela acabou criando o sistema de escala que possui as numerações correspondentes dos moldes de acordo com as medidas tiradas para fazer a base. Por exemplo, se uma pessoa mede 80cm de quadril, então ela irá utilizar a escala 80 para realizar a modelagem dos componentes da peça que pretende realizar.

Isso é possível pois no método de corte centesimal são trabalhadas as proporções entre medidas observadas pela criadora do método. E sim, funciona e até hoje é um dos métodos mais ensinados, inclusive em escolas e faculdades de design e moda.

As confecções e modelagens com o método de corte centesimal

A modelagem é uma parte importante do processo de confecção de uma peça. Nada adianta apostar em um tecido de qualidade, um maquinário potente ou uma execução perfeita se a modelagem não estiver de acordo com as medidas do corpo.

Por isso, a modelagem para o método de corte centesimal tem como resultado peças mais ajustadas e com caimentos mais precisos e elegantes. É possível confeccionar todos os tipos de peça com o método como vestidos, blusas, saias, vestidos de festa e outros.

Para aprender o método de corte centesimal

Esse método, como já vimos, possui uma origem histórica que foi brilhantemente adaptada a livros e cursos exclusivos. Para o aprendizado da técnica, é importante ter familiaridade com as convenções das escalas, grandezas de tamanhos e confecção de moldes.

Para quem se interessar em aprender passo a passo sobre o método de corte centesimal, existe a empresa Corte Centesimal criada em 1952 em Belo Horizonte, que é responsável por prosseguir com os ensinamentos de Carmem de Andrade.

São livros e cursos decorrentes das próprias anotações da dona de casa, que se transformaram em material didático para atender a demanda de costureiras, interessados em geral, universitários e outros ramos do corte e costura.

Confeccione com o corte centesimal

A modelagem com exatidão oferecida pelo método de corte centesimal é um grande atrativo para novas costureiras, profissionais que procuram por uma especialização e até para pessoas que possuem interesse em moda e modelagem.

E na Maximus Tecidos você pode adquirir um tecido de qualidade para trabalhar com o método centesimal. Unindo a técnica com um tecido especial, os resultados dos trabalhos ficarão ainda mais sofisticados.

Clique aqui e confira os kits disponíveis do Método Corte Centesimal disponíveis no site da Maximus Tecidos!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

1
1 ponto

O que você achou?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
1
Amei
Incrível Incrível
0
Incrível
O Melhor O Melhor
2
O Melhor
Maximus Tecidos

A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.