fbpx

Modelagem Plana Ou Moulage?


5
5 points

Há diversas técnicas dentro do mundo do corte e costura, sendo essencial conhecê-las para saber o que fazer, quando fazer e como fazer para conseguir desenvolver a peça perfeita. Nesse universo, sempre surge a dúvida sobre modelagem plana ou moulage.

Esses dois métodos de corte e costura são básicos no momento da modelagem. Se você está começando agora, é fundamental entender quais são as suas diferenças para saber qual deles é melhor.

Existem muitas pessoas que trabalham com costura há anos e, de fato, possuem boa experiência, mas conhecer técnicas e métodos diferentes será o que fará de você uma profissional completa.

Acompanhe-nos nesse breve artigo sobre a preferência por modelagem plana ou moulage.

Modelagem Plana Ou Moulage?

Modelagem plana ou moulage: qual a diferença?

O primeiro ponto é entender a diferença entre modelagem plana ou moulage, algo que é fundamental para quem está começando no ramo de corte e costura agora.

  • Modelagem plana

A modelagem plana, também conhecida como bidimensional, nada mais é do que o desenho do molde no papel. Então, todas as medidas que são tiradas na modelo são passadas para o plano costurando o tecido no molde.

Depois de costurar e finalizar, os traços irão formar as curvas da modelo e, então, a peça será visualizada em 3D.

Existem vários métodos que podem ser escolhidos, além disso, há como comprar moldes pré-prontos com medidas padrões.

  • Moulage

Já o moulage é o inverso! Aqui, a peça é construída diretamente no manequim, então você avalia o caimento na mesma hora. Depois que todas as marcações estarem prontas, o modelo é retirado do manequim e, então, planificado.

Modelagem plana ou moulage: Qual é o melhor?

O maior questionamento de quem está começando é qual dos dois métodos é melhor: modelagem plana ou moulage. Veja bem, na verdade, eles se complementam.

Isso porque depende muito do tipo de peça. Há roupas que são melhor desenvolvidas com o método moulage, como vestidos em camadas, drapeados e coisas do gênero.

Entretanto, peças mais simples e que precisam de medidas mais precisas podem ser feitas com a técnica plana.

Dito isso, é FUNDAMENTAL que você domine muito bem as duas técnicas, pois, a partir daí, você mesma entenderá quando usar o moulage ou a modelagem plana.

Somente dessa forma é possível assegurar que a peça sairá com o melhor corte e caimento possível.

Como aprender essas técnicas

Seja modelagem plana ou moulage, qualquer uma das técnicas possui os seus desafios. Assim como muitas coisas na vida, somente a prática leva à perfeição e você deve manter isso em mente.

Fazer um corte e uma costura simples pode não ser difícil, mas ser efetivamente uma boa profissional no ramo de corte e costura não é fácil. Exige muita dedicação, conhecimento, experiência e conteúdo teórico.

Caso contrário, você nunca conseguirá sair dos passos básicos, não tendo um diferencial. Dito isso, sempre aconselhamos buscar informações e conteúdo profissionalizante para investir.

Como fazer isso? Bem, se você é iniciante a recomendação é começar com alguns livros. Existem muitas obras de leitura bem simples e super explicativas, que falam sobre teoria da costura e passo a passo.

Anote uma listinha de livros para você ler:

  • Técnicas De Modelagem Feminina
  • Alfaiataria: Modelagem Plana Masculina
  • Modelagem Plana Feminina
  • Mib – Modelagem Industrial Brasileira – Saias
  • Moulage, Modelagem E Desenho: Prática Integrada

Depois, você pode começar a ir além através de cursos profissionalizantes. Eles mostram na prática o passo a passo de tudo, do conteúdo básico ao avançado.

A Maximus Tecidos é um ateliê renomado que vem expandindo os seus serviços e, agora, está aplicando cursos que envolvem – dentre muitos outros – o tema modelagem plana ou moulage. Dê uma conferida!

Conheça os cursos de corte e costura, modelagem e moulage da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos: Clique Aqui!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

5
5 points

O que você achou desse post?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
2
Amei
Incrível Incrível
6
Incrível
O Melhor O Melhor
0
O Melhor
Maximus Tecidos

A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Postagem
Compartilhe imagens com textos do seu trabalho.
Vídeo
Compartilhe o vídeo do seu trabalho.
Imagem
Compartilhe o recebimento do seu tecido ou suas criações.