Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Modelagem plana

A técnica de modelagem plana é uma das mais utilizadas na confecção de roupas, e para você entender melhor sobre essa técnica, vamos falar sobre alguns conceitos e detalhes nesse artigo. A costura é uma arte de transformar a ideia do criador em vestuários, e para o desenvolvimento dessa arte é necessário um conhecimento técnico […]

Modelagem plana

A técnica de modelagem plana é uma das mais utilizadas na confecção de roupas, e para você entender melhor sobre essa técnica, vamos falar sobre alguns conceitos e detalhes nesse artigo.

A costura é uma arte de transformar a ideia do criador em vestuários, e para o desenvolvimento dessa arte é necessário um conhecimento técnico para que o resultado seja uma roupa bonita com um bom acabamento.

Todo o processo de produção de uma roupa passa pelas etapas de criação do modelo, modelagem, o corte do tecido, a costura, o acabamento e a prova final.

Quando a costureira vai fazer uma roupa sobre medida, ela tira essas medidas do próprio corpo da pessoa. Mas também existem tabelas que são padronizadas com medidas preestabelecidas que podem ser utilizadas, como por exemplo, PP, P, M, G e GG, ou ainda 36, 38, 40, 42 e assim por diante.

A modelagem é uma das etapas mais importante nesse processo e pode ser dividida em dois métodos: a modelagem plana e a modelagem tridimensional.

O que é a modelagem plana?

A técnica mais comum e geralmente a mais utilizada, é a modelagem plana, também é chamada de modelagem bidimensional, muito utilizada no processo de desenvolvimento manual do vestuário.

Consiste em interpretar o modelo (desenho) e fazer um molde base com várias informações e detalhes no papel, ou seja, o vestuário é desenvolvido no papel, bidimensional, para ser usado no corpo que é tridimensional.

Essa técnica também é feita de maneira computadorizada, através de alguns softwares de edição específicos para costura, o sistema CAD e geralmente é mais utilizado para fabricação em escala industrial.

No caso da modelagem tridimensional, também conhecida como moulage, o processo é o contrario, a roupa é desenvolvida com um manequim tridimensional e as informações são passadas para o papel.

Qual a melhor técnica para utilizar?

As duas técnicas se complementam e geralmente quem faz moulage também faz a modelagem plana depois. Quem está iniciando na costura geralmente começa aprendendo a técnica da modelagem plana.

Para fazer uma boa modelagem plana, é importante estar atento a todos os detalhes, pois uma boa modelagem implica em um excelente resultado final.

Conheça os Cursos da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos. Já são mais de 11 mil alunas(os) reaprendendo a arte de fazer a moda com as próprias mãos: Clique Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *