Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

As diferenças da modelagem sob medida e a industrial

Diferenças Da Modelagem Sob Medida E A Industrial

Muita gente não sabe, mas existem várias diferentes modelagens, e principalmente as indústrias utilizam de várias técnicas elaboradas para conseguir uma modelagem versátil, já que seus produtos têm uma gama diferenciada de consumidores. Por isso, hoje você vai entender um pouco mais sobre as diferenças da modelagem sob medida e a industrial.

E por que isso é importante? A modelagem é uma das etapas mais importantes de uma produção, e conhecer o máximo de técnicas diferentes vai possibilitar que você encontre a perfeita para você!

Por isso, preparamos esse material exclusivo sobre as diferenças da modelagem sob medida e a industrial, então, confira e aprenda com a gente de uma vez por todas!

Diferenças Da Modelagem Sob Medida E A Industrial

Entenda as Diferenças da modelagem sob medida e a industrial!

Muitos estudantes de moda tem uma dúvida profunda sob qual caminho desejam seguir após adentrarem no mercado de trabalho. Alguns, sonham em ter seu próprio ateliê, e trabalharem apenas com peças exclusivas feitas sob medida. Outros sonham em ver suas criações fabricadas em larga escala, através das grandes indústrias.

Por isso, hoje você vai entender melhor quais são as diferenças da modelagem sob medida e a industrial, para que sua escolha fique muito mais simples!

  • A modelagem Industrial

A modelagem Industrial é que vai ser produzida em larga escala, e por isso, necessariamente, atende a uma gama maior de tamanhos e formas, utilizando medidas P, M, G ou 36,38,40,42 e assim por diante.

A modelagem industrial leva em consideração o biotipo mais comum no País de vigência, e através desse levantamento, criam suas peças. Um exemplo é que há alguns anos atrás, você dificilmente encontraria uma peça Plus Size em uma loja de departamentos, e hoje já é muito mais fácil, pela demanda que se criou para essas pessoas.

No processo de modelagem, é geralmente assim: A modelista responsável cria uma peça base, no tamanho P, por exemplo. A pilotista fica responsável em encontrar a melhor opção de tecido para aquela peça, que será experimentada em uma modelo. Depois, é feita a graduação do molde, onde ela estará disponível em diversos tamanhos para ser comercializada em larga escala. Esse molde é passado para as fábricas, onde as costureiras ficam responsáveis pela produção final do produto.

  • Modelagem sob medida

Essa modelagem é também conhecida como a tradicional, e é uma profissão que precede todas as outras, já que desde os primórdios da humanidade, já se existiam as roupas feitas sob medida.

Nesse estilo, as roupas são personalizadas e criadas a partir de um molde, após uma tiragem de medida da pessoa que encomendou a roupa. A modelista tira as medidas, cria os moldes e escolhe o melhor tecido. Depois, ela mesma costura e da vida a peça final, que vai ser utilizada.

Essa técnica permite uma maior valorização do corpo da cliente, já que a peça será feita sob medida especialmente para ela.

Qual é a melhor opção

Você já conhece as diferenças da modelagem sob medida e a industrial, e como você pôde ver, cada uma é muito singular, por isso, não existe uma melhor opção.

As peças industriais costumam ter um valor mais baixo, e por isso são mais acessíveis. Por outro lado, as peças feitas sob medida proporcionam um melhor caimento!

Escolha a melhor para você!

Essa é uma escolha pessoal, e agora, sabendo as diferenças da modelagem sob medida e a industrial você vai conseguir ter certeza sobre qual é o melhor caminho a seguir em sua profissão!

Conheça os cursos de corte e costura, modelagem e moulage da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos: Clique Aqui!

Aperte Aqui e Faça sua Assinatura de Moldes, Moda & Estilo e tenha acesso a Maior Biblioteca de Moldes de Costura do Brasil!

Matrículas Abertas Curso MODELISTA PROFISSIONAL Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Matrículas Abertas Curso MODELAGEM PROFISSIONAL DE MALHAS Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *