Muita gente não sabe, mas existem várias diferentes modelagens, e principalmente as indústrias utilizam de várias técnicas elaboradas para conseguir uma modelagem versátil, já que seus produtos têm uma gama diferenciada de consumidores. Por isso, hoje você vai entender um pouco mais sobre as diferenças da modelagem sob medida e a industrial.
E por que isso é importante? A modelagem é uma das etapas mais importantes de uma produção, e conhecer o máximo de técnicas diferentes vai possibilitar que você encontre a perfeita para você!
Por isso, preparamos esse material exclusivo sobre as diferenças da modelagem sob medida e a industrial, então, confira e aprenda com a gente de uma vez por todas!
Muitos estudantes de moda tem uma dúvida profunda sob qual caminho desejam seguir após adentrarem no mercado de trabalho. Alguns, sonham em ter seu próprio ateliê, e trabalharem apenas com peças exclusivas feitas sob medida. Outros sonham em ver suas criações fabricadas em larga escala, através das grandes indústrias.
Por isso, hoje você vai entender melhor quais são as diferenças da modelagem sob medida e a industrial, para que sua escolha fique muito mais simples!
A modelagem Industrial é que vai ser produzida em larga escala, e por isso, necessariamente, atende a uma gama maior de tamanhos e formas, utilizando medidas P, M, G ou 36,38,40,42 e assim por diante.
A modelagem industrial leva em consideração o biotipo mais comum no País de vigência, e através desse levantamento, criam suas peças. Um exemplo é que há alguns anos atrás, você dificilmente encontraria uma peça Plus Size em uma loja de departamentos, e hoje já é muito mais fácil, pela demanda que se criou para essas pessoas.
No processo de modelagem, é geralmente assim: A modelista responsável cria uma peça base, no tamanho P, por exemplo. A pilotista fica responsável em encontrar a melhor opção de tecido para aquela peça, que será experimentada em uma modelo. Depois, é feita a graduação do molde, onde ela estará disponível em diversos tamanhos para ser comercializada em larga escala. Esse molde é passado para as fábricas, onde as costureiras ficam responsáveis pela produção final do produto.
Essa modelagem é também conhecida como a tradicional, e é uma profissão que precede todas as outras, já que desde os primórdios da humanidade, já se existiam as roupas feitas sob medida.
Nesse estilo, as roupas são personalizadas e criadas a partir de um molde, após uma tiragem de medida da pessoa que encomendou a roupa. A modelista tira as medidas, cria os moldes e escolhe o melhor tecido. Depois, ela mesma costura e da vida a peça final, que vai ser utilizada.
Essa técnica permite uma maior valorização do corpo da cliente, já que a peça será feita sob medida especialmente para ela.
Você já conhece as diferenças da modelagem sob medida e a industrial, e como você pôde ver, cada uma é muito singular, por isso, não existe uma melhor opção.
As peças industriais costumam ter um valor mais baixo, e por isso são mais acessíveis. Por outro lado, as peças feitas sob medida proporcionam um melhor caimento!
Essa é uma escolha pessoal, e agora, sabendo as diferenças da modelagem sob medida e a industrial você vai conseguir ter certeza sobre qual é o melhor caminho a seguir em sua profissão!
✅ Matrículas Abertas Curso MODELISTA PROFISSIONAL Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!
Se você estava na expectativa para as Ofertas Especiais de Natal da Maximus para garantir…
Costurar necessaires pode ser uma atividade prazerosa e muito útil, tanto para uso pessoal quanto…
A arte da bordadura tem sido uma forma significativa de expressão e preservação cultural por…
Oi meninos e meninas! Tudo bem com vocês? Chegou o seu Informe Moldes, Moda e Estilo…
O Natal está chegando, e a Maximus tem uma surpresa incrível para você! 🎅 É…
A sustentabilidade é uma preocupação crescente em várias indústrias, e a moda não é exceção. …