Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Modelagem tridimensional

Para fazer vestuários de qualidade e com um acabamento perfeito é necessário estar por dentro das melhores técnicas de costura. Entre as principais técnicas utilizadas para produzir roupas podemos citar: modelagem bidimensional, modelagem computadorizada e modelagem tridimensional. A produção de uma roupa começa na imaginação do criador, depois de criada a imagem da peça ela […]

Modelagem tridimensional

Para fazer vestuários de qualidade e com um acabamento perfeito é necessário estar por dentro das melhores técnicas de costura. Entre as principais técnicas utilizadas para produzir roupas podemos citar: modelagem bidimensional, modelagem computadorizada e modelagem tridimensional.

A produção de uma roupa começa na imaginação do criador, depois de criada a imagem da peça ela é reproduzida em papel, então começam as etapas da modelagem, depois corte, costura e acabamento.

A modelagem bidimensional, também conhecida como modelagem plana, é a técnica mais utilizada, principalmente quando o desenvolvimento da roupa é todo manual. A roupa é desenvolvida em um plano bidimensional, que é o papel, para ser usada em um modelo que é tridimensional, o corpo humano.

Atualmente existem softwares específicos para costura, onde através deles pode ser feito a produção de moldes, também é um tipo de modelagem plana, chamada de modelagem computadorizada.

Geralmente a modelagem computadorizada é utilizada para produção de roupas em escala industrial, lá eles usam uma tabela já padronizada de tamanhos e medidas, lançam as informações no programa e ele gera o molde da roupa, que depois é impresso em papel de tamanho real.

Agora vamos falar em mais detalhes sobre a técnica da modelagem tridimensional.

Como é feito a modelagem tridimensional?

A modelagem tridimensional é um tipo de alta-costura, produzida manualmente sobre manequins. É uma forma de estimular o processo criativo dos designers no plano tridimensional resultando em peças únicas e inovadoras.

No campo da modelagem tridimensional existe a Moulage desenvolvida sobre o manequim.

A técnica de moulage permite que a roupa seja modelada sobre o manequim, para isso o manequim é marcado com viés de cor preta formando linhas guias sobre o manequim.

O contorno com viés deve ser feito nas circunferências de pescoço, busto e quadril, e alto quadril quando necessário, meio frente e meio costas, cava e as laterais, fazendo uma marcação completa no manequim. O viés pode ser costurado no manequim ou fixado com alfinetes.

Depois de demarcado você pode fazer as linhas de referência da roupa a ser feita com viés de outra cor. A modelagem pode ser feita apenas metade do molde frente e metade costas. No próprio manequim você pode demarcar onde serão as costuras, as pences e os recortes.

Com pedações de tecido de algodão cru fixado com alfinetes sobre algumas partes do manequim, marcam-se a lápis as linhas necessárias para definir o molde, da mesma forma os detalhes da roupa como pregas, pences e folgas.

O molde do tecido algodão é corrido e cortado sobre uma mesa, onde acerta-se as curvas e as retas e é medido novamente no manequim para acertar as diferenças que restaram, depois o molde do tecido é transferido para o papel o molde final.

Dentro da moulage, existe uma técnica chamada de Bourrage. A Bourrage passa pelo mesmo processo da moulage, mas antes é feito um protótipo no manequim fazendo com que ele fique com as mesmas medidas, para isso utiliza-se um manequim com medidas menores do que o corpo.

A técnica é feita com mantas de algodão que são fixadas ao corpo do manequim com alfinetes de forma a reproduzir fielmente as medidas do corpo. Depois de preenchido com a manta de algodão o manequim é vestido com um forro e então depois pode ser feita a técnica de moulage.

Quer aprender uma técnica excelente para produzir suas peças? Clique aqui para conhecer o Programa de Formação Segredos da Moulage Francesa da Escola de Moda da Maximus Tecidos!

Vantagens da modelagem tridimensional

  • O processo é mais rápido para quem já tem experiência;
  • A visualização é instantânea;
  • Modo personalizado de fazer roupas;
  • Mais fácil para modelar peças mais complicadas;
  • É um processo com custo maior;

São várias as vantagens da modelagem tridimensional, mas para fazer essa técnica é necessário investir em um bom manequim. Para quem sabe utilizar esse tipo de modelagem é um diferencial permitindo produzir uma peça única sobre medida.

Assuntos Relacionados

Comentários

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *