Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Moldagem com sobras de tecidos

Moldagem com sobras de tecidos

A moldagem com sobras de tecidos é uma excelente alternativa para quem está com muitos retalhos guardados.

Trabalhar com tecido significa muitas vezes se deparar com retalhos e sobras de tecidos que ficam amontoadas em um canto. Para quem tem criatividade essas sobras e retalhos podem produzir peças fantásticas por um preço bem em conta.

Dar vida nova as sobras de tecidos é sem dúvida uma arte e uma atividade prazerosa. Uma ótima alternativa é a produção de peças artesanais com tecido, fazer peças de decoração e até algumas roupas.

Para quem gosta de costurar pode até trabalhar com as sobras de tecidos para customizar algumas peças e criar novos modelos, assim também evita o desperdício do material.

Quem está iniciando a prática da costura pode fazer moldagem com sobras de tecidos e criar diversos modelos de roupas.

Como fazer moldagem com sobras de tecidos?

A moldagem com sobras de tecidos nada mais é que a arte ou técnica do processo de confecção de um molde utilizando sobras de tecidos ou retalhos.

Trabalhar com sobra de tecidos é uma solução para grande parte das pessoas que trabalham com costura e não sabem o que fazer com os retalhos.

Ainda mais quando se tem ideias criativas para criar modelos diferentes que podem ser usados em várias situações e ambientes como roupas para crianças, acessórios para moda, tapetes, modelos para cozinha e na decoração da casa por exemplo.

Um cuidado que deve ser observado é sobre as misturas de tipos de tecidos e de estampas.

As peças a serem criadas também vão depender do tamanho da sobra de tecido, e quanto maior mais possibilidades, já com retalhos menores você pode investir em detalhes e criar peças lindas e incríveis.

O uso de restos de tecidos podem de transformar em objetos úteis e evitar a geração de lixo.

Dicas de moldagem com sobras de tecidos e retalhos

Agora vamos apresentar algumas dicas que vai inspirar vocês no reaproveitamento de pedaços de retalhos e fazer moldagem com sobras de tecidos.

Dicas de como aproveitar retalhos de diversos tamanhos e estampas:

  • Customização de camiseta

Com as sobras de tecidos você pode fazer moldes em diversos formatos como de coração, flores, estrelas, são muitas opções. Você pode procurar por moldes na internet e cortar o tecido de acordo com o molde, depois você costura os retalhos cortados na camiseta.

  • Tiaras de tecido

É um acessório que fica maravilhoso e é muito simples de fazer, muitas mulheres usam tiaras para prender o cabelo, quando ela é feita de tecido é muito bom pois evita arrebentar os fios de cabelo. Aqui devem ser utilizados tecidos mais elásticos e macios.

  • Tapetes

Para fazer tapetes você pode fazer combinação de várias cores diferentes e são vários os tipos de modelos que você pode seguir. Os tapetes de retalhos podem ser feitos na máquina de costura ou até mesmo na mão amarrando os pedaços de retalhos.

  • Bolsa de retalhos

Um acessório muito utilizado pelas mulheres, fazer bolsas com retalhos você pode se surpreender com o resultado.

 

  • Almofadas

Você pode investir em capas para almofadas e também utilizar os retalhos para preencher elas. É uma peça de decoração muito utilizada para proporcionar um ambiente mais confortável e agradável.

  • Colcha de retalhos

Os retalhos podem ser cortados em formatos quadrados e unidos com costura, você também vai precisar de forro, como é uma colcha é bom fazer um forro bem quentinho. Essa é uma peça antiga, com certeza você já deve ter visto alguma até mesmo na casa da sua avó.

Passe agora mesmo a reaproveitar os retalhos, existem muitas peças que você pode fazer com a moldagem com sobras de tecidos, basta ter ideias criativas.

Conheça os cursos de corte e costura, modelagem e moulage da Escola de Moda Online da Maximus Tecidos: Clique Aqui!

Aperte Aqui e Faça sua Assinatura de Moldes, Moda & Estilo e tenha acesso a Maior Biblioteca de Moldes de Costura do Brasil!

Matrículas Abertas Curso MODELISTA PROFISSIONAL Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Matrículas Abertas Curso MODELAGEM PROFISSIONAL DE MALHAS Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *