Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
img_00023

Montagem da Tela: aprenda como fazer

É comum passar muitas horas costurando seu projeto e assim que finalizado se perguntar que destino dar a cada peça. A montagem de tela é uma ótima opção para estas situações.

Quadros de lona vêm em uma enorme variedade de tamanhos e são relativamente baratos. Eles são ótimos para designs que não são redondos ou talvez um pouco grandes demais para um acabamento de bastidor tradicional. 

Como fazer a montagem de tela 

O primeiro passo da montagem de tela  é remover seu trabalho da moldura em que você o costurou. O tamanho da tela utilizada depende basicamente do desenho do bordado e se você quer que ele tenha espaço na borda ou não. 

Decidido isso, o próximo passo da montagem de tela é marcar  os cantos de onde a tela ficará com alfinetes na frente do tecido.

Em seguida, vire o tecido (lado inverso para cima) e coloque o quadro de tela sobre o desenho, combinando os cantos com os alfinetes que você acabou de colocar. Com um lápis, marque cada canto do quadro de tela para saber onde ele precisa ir. 

Na sequência, marque as  bordas da placa de tela (este é o tecido que você dobrará para trás). Corte ao redor dessa borda para remover qualquer excesso de tecido.

Puxe a sobra de tecido para trás de um lado e, começando do centro, coloque um alfinete na borda para prendê-lo no lugar. Continue puxando o tecido e alfinetando o restante deste lado do centro para a borda..

Com o primeiro lado preso, você precisa repetir isso no lado oposto – desta vez, certifique-se de puxá-lo e enrole o tecido na parte de trás bem apertado para mantê-lo liso na frente.

O próximo passo é dobrar os cantos na parte de trás e costurar para mantê-los no lugar.

Então você tem uma maneira fácil e simples de dar um toque contemporâneo ao seu bordado. Não há maneira certa e errada de fazer isso, desde que você alcance o resultado que deseja.

O próximo passo da montagem de tela  é anexar o gancho que vai permitir pendurar seu trabalho na parede de forma facilitada. É um lindo acessório para complementar qualquer ambiente. 

Dicas para aprender montagem de tela na prática

A melhor maneira de aprender a montagem de tela é praticando. Não tenha medo de errar, siga o tutorial, refaça e tente quantas vezes forem necessárias, quando se trata de bordado a prática é essencial para dominar a técnica.

Além da prática, uma dica importante é poder contar com o conhecimento de outras bordadeiras experientes. Elas podem ensinar atalhos e maneiras de evitar alguns erros comuns quando estamos iniciando no mundo do bordado.

Para isso é possível encontrar conteúdo online, mas também cursos especializados. Esta última opção pode ser interessante por já trazer o conhecimento estruturado em uma jornada de aprendizado por camadas.

Isto é, os cursos online são construídos pensando em um caminho tradicional de aprendizado, de forma que facilite a assimilação do conteúdo. E isso pode encurtar seu tempo para dominar os segredos e técnicas para um bordado mais bonito e eficiente.

A Maximus Tecidos oferece desde os materiais essenciais para bordado até cursos completos que vão desde o básico ao avançado (inclusive montagem de tela), para que você possa fazer do bordado uma fonte de renda extra ou simplesmente um hobby divertido.

Se você se interessou pelas dicas de montagem de tela e quer saber mais, acesse nosso site, conheça os conteúdos e mergulhe ainda mais no mundo do bordado. Você com certeza vai se surpreender com as possibilidades e resultados.

 

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *