Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Montando Os Moldes Infantis

Montar moldes infantis tem o mesmo princípio do que os moldes para adultos ou adolescentes. Assim como nesses casos, você precisa compreender como é o corpinho dos pequenos para conseguir fazer um molde fie.

Se você ainda não utiliza moldes no seu dia a dia de costura, saiba que eles são muito importantes para manter um padrão e, também aumentar a sua produtividade.

Você pode comprá-los prontos ou até mesmo imprimir algumas versões, assim como também pode desenhar os seus próprios moldes – nesse caso, obviamente, é necessário um pouco mais de experiência.

Nesse artigo você vai conhecer um pouco mais sobre o mercado de roupa infantil, inclusive a montagem de moldes infantis.

Como montar moldes infantis

Bem, para montar moldes infantis é preciso seguir algumas técnicas de boas práticas. Veja algumas dicas:

Escolha o seu modelo

A primeira coisa que você deve fazer é pensar no modelo de roupa que você irá fazer (calça, saia, camiseta, blusinha…).

A partir daí você poderá começar o seu projeto. É interessante que você faça moldes padrões para que eles possam ser usados em várias peças.

Lembre-se que são crianças

Mesmo que o princípio seja o mesmo, é importante lembrar que as roupas serão feitas para crianças, então o conforto deve ser colocado em primeiro lugar.

Tenha bons marcadores

Você precisa de bons marcadores (caneta, giz…) para fazer as marcações tanto nos moldes como nas peças que você irá cortar.

Utilize um bom material para o molde

Se você utilizar um bom material para os seus moldes você conseguirá utilizá-los por muito tempo sem que eles amassem, entortem ou coisas do gênero.

De modo geral, os moldes infantis seguem determinado padrão a depender da idade dos pequenos.

Quais são os melhores tecidos

Além de montar os moldes infantis, você precisa saber escolher os melhores tecidos para os pequenos.

De modo geral, a recomendação é apostar em tecidos que tenham boa composição de algodão ou linha. Na verdade, é interessante que haja fios naturais nas peças.

Isso porque esse tipo de fio tem maior capacidade de trocar calor com o meio, deixando a peça bem fresquinha (em um país tropical como o nosso, essa característica é muito importante.

Além disso, tais tecidos não causam alergias na pele das crianças (é algo comum o tecido dar alergia, porque a pele das crianças é bem sensível).

Outro ponto importante é a questão da elasticidade. Se a peça for mais justinha (como um short ou calça), é fundamental que haja elastano na composição.

Isso dará mais flexibilidade e liberdade para a criança – além de, claro, muito conforto.

Pense que as crianças devem se sentir à vontade com as peças que estão usando, tanto na questão da temperatura quanto na questão da elasticidade.

Alguns tecidos, como o jeans, são comuns no vestuário infantil, mas pela sua pouca flexibilidade e maior estruturação, é comumente utilizado em vestido ou jaquetas mais larguinhas.

Conheça o curso de costura online da Maximus Tecidos

Se você quer aprender a montar moldes infantis e todas as dicas para conseguir montar o modelito perfeito, saiba que a Maximus Tecidos, em parceria com Clara Calui, está oferecendo um curso de costura online.

O curso é voltado para o público infantil, mas você também vai ficar por dentro de várias dicas que poderão ser aplicadas em qualquer tipo de peça.

Quer saber como fazer, na prática, os moldes infantis e muitas outras dicas? Não deixe de acessar o conteúdo da Clara Calui e veja de perto como montar os moldes infantis e muitos outros detalhes sobre a costura infantil!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *