Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Montando um atelier

Muitas pessoas começam na costura como uma forma de passar o tempo, e o sonho de fazer virar um negócio pode aparecer na medida em que as coisas evoluem. Pensando nisso separamos dicas para você vai prosseguir montando um atelier.

Se tornar empreendedor está cada vez mais nos pensamentos de muitos brasileiros e existem várias formas de iniciar. Muitos não possuem condições de grandes investimentos e procuram iniciar apenas com o básico em um cômodo da casa.

Por outro lado, também existem aquelas pessoas que preferem ter um espaço próprio com produtos de qualidade e uma boa posição no mercado de trabalho. Independente da sua situação, você pode conseguir.

Montando um atelier

Daremos 5 passos simples mas é claro que cada um é detalhado e cabe a você saber quais serão as situações no momento que iniciar montando um atelier:

  1. Considerado o mais importante antes de começar tudo, faça um plano de negócios para saber como irá funcionar a sua forma de atendimento. Como por exemplo: qual será o público, os serviços prestados, atendimentos.

Em casos de peças específicas ou trabalhadas a mão com muitos detalhes, você pode planejar uma quantidade de atendimentos por mês. Não esquecendo da divulgação e como fazer crescer a quantidade de clientes.

  1. Procure por um local para fazer de seu espaço físico, se os clientes forem o público em geral, é importante ter uma boa localização para atrair mais pessoas, assim os passos para continuar montando um atelier seja tranquilo.

Não precisa ser um lugar com espaço maior do que o necessário, mas é bom manter sempre a organização e deixar do melhor jeito para trabalhar com conforto e óbvio, que o valor seja tranquilo para manter todos os meses.

  1. Cuide da parte burocrática com o máximo de cuidado possível, procure sempre manter a documentação do lugar e do empreendimento para que consiga trabalhar dentro das normas.

Um advogado para auxiliar pode não ser uma opção para alguns nessa parte, então pesquisar de diversas formas e procurar por quem já fez esse processo pode ser uma segunda alternativa enquanto estiver montando um atelier.

  1. Os materiais podem não ser os de excelentes categorias se você estiver iniciando agora, mas procure manter a qualidade das peças e do seu serviço para atrair mais clientes.

Procurar por bons fornecedores na tentativa de fazer parcerias pode dar certo. Comece pelos materiais básicos e se for necessário, pode alterar os valores para encaixar em seus orçamentos.

  1. Tente deixar algumas peças já prontas para servir de exposição, e mostre sempre que possível o seu trabalho e qualidade das peças e serviços. Inspirações na internet são de fácil acesso para quem está montando um atelier.

Os materiais básicos como linhas, agulhas, tesouras e fitas métricas podem ter um pequeno estoque por ter extrema necessidade e sempre devem ficar por perto para facilitar seus trabalhos.

Para muitos a experiência com atelier pode variar um pouco, alguns resultados como aumento de clientes podem ser mais perceptíveis em pouco tempo, e alguns casos demoram acontecer.

Mas procure fazer tudo corretamente dentre as normas e sempre que necessário, planeje o próximo passo para garantir cada vez mais sucesso e qualidade em seus trabalhos visando sempre os pontos positivos e negativos.

Conclusão

No nosso site da Maximus Tecidos você encontra diferentes tecidos para costura, além de diversos acessórios para deixar suas peças com os melhores acabamentos e livros, moldes e réguas.  Veja nosso curso Gente que Ama Costurar.

Lembre-se que os passos para prosseguir montando um atelier são vários, e como já dito, pode variar de acordo com cada situação, condições e o tipo de público de cada pessoa.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos relacionados