Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Moulage é só para ateliês de moda festa?

A moulage é usada somente em ateliês de moda festa? Essa é uma dúvida comum que recebo, pois a técnica se tornou mais popular principalmente nesse ramo. Mas engana-se quem pensa que moulage é exclusiva da alta-costura ou ainda de ateliês que confeccionam moda festa, todos podem (e devem!) usar essa técnica, sendo de forma […]

A moulage é usada somente em ateliês de moda festa? Essa é uma dúvida comum que recebo, pois a técnica se tornou mais popular principalmente nesse ramo.

Mas engana-se quem pensa que moulage é exclusiva da alta-costura ou ainda de ateliês que confeccionam moda festa, todos podem (e devem!) usar essa técnica, sendo de forma exclusiva ou mesclando com a modelagem plana.

Foto: Pinterest

Ficou em dúvida?

Imagina que você tem a base de um casaco em modelagem plana, ele veste super bem a maioria das suas clientes, caimento impecável, porém o modelo já precisa de uma repaginada, pois suas clientes te pedem novidade?

Você pode aproveitar que a modelagem do corpo está perfeita e criar somente uma nova gola. Seja uma blusa, um vestido, as possibilidades são várias.

Outro ponto positivo da moulage é a facilidade de criação. Você pode começar criando uma peça básica, mas depois que a peça começa a tomar forma, você tende a despertar sua criatividade e imaginar outras possibilidades de detalhes, seja na forma de transferir uma pence, criar um recorte, as possibilidades são inúmeras.

Foto: Pinterest

Pense também no tempo que estará economizando na tentativa de criar um novo modelo do zero, traçando o molde no papel e fazendo várias provas até o modelo ficar com o caimento que você deseja? Na moulage você pula essa etapa de ficar testando várias vezes o molde, pois você já visualiza exatamente como o molde final ficará, logo no primeiro desenvolvimento.

Foto: Pinterest

Designers e empresas que produzem peças com design diferenciado utilizam a moulage para conseguir modelagens inéditas. Depois da modelagem feita em moulage, você planifica e molde e pode fabricá-lo na quantidade que quiser. O processo é o mesmo da modelagem plana, caso queira, também pode usar softwares de modelagem para fazer a grade do molde e depois fazer os encaixes.

Foto: Pinterest

E então, que tal começar a praticar esta técnica?

No meu canal disponibilizo vários tutoriais, para você aprender a técnica e desenvolver moldes variados:

BLOCO BÁSICO DA BLUSA: https://youtu.be/dw7_MsIIDyE
BLUSA COM RECORTE PRINCESA: https://youtu.be/HiK4HIBUCIE
GOLA SMOKING: https://youtu.be/aTQWyDBYCMU
VESTIDO AJUSTADO: https://youtu.be/92_e2HYav68

Assuntos Relacionados

Comentários

15 respostas

  1. Que aprender a Costurar? A Maximus Tecidos acaba de lançar um Curso de Costura Online super completo, com mais de 160 aulas. As alunas tem 5 anos de acesso as aulas, suporte por WhatsApp para dúvidas diretamente com a Estilista e Professora Nea Santtana e Certificado de Costureira Profissional ao concluir todas as aulas, Clique no link para saber todos os detalhes, conteúdo das aulas, garantia e como fazer sua matrícula: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-de-costura-online-costura-de-sucesso-nea-santtana

  2. Achei interessante e prático estás criações faço costumizacao e assim pouparei tempo

  3. Eu bem sei o quato essa aula de moulage vai contribuir para meus figurinos cênicos criados a partir deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *