Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Moulage: o que é, para o que serve, tem curso?

O Moulage é um método de origem francesa desenvolvido por Alix Grés e Madeleine Vionnet nos anos 20. Ambas as mulheres não tinha muita visão espacial e a modelagem tradicional lhes era de grande dificuldade.

Para contornar esse problema, começaram a fazer as peças nas modelos, possibilitando uma visão mais real do que seria o resultado final da peça. Perceberam que essa metodologia era mais fácil para elas e as peças ficava com um ótimo caimento.

Lembrando que cada corpo possui as suas particularidades, então o moulage possibilita que você faça uma peça de roupa levando em consideração cada detalhe do biotipo da mulher. É uma montagem personalizada, podemos assim dizer.

Moulage

Como é feito a Moulage

Com o passar do tempo o moulage deixou de ser feito em cima do corpo dos modelos, são pegas apenas as medidas (se for confeccionar uma peça personalizada) e depois se usa um manequim 3D.

O suporte vem todo marcado para facilitar as marcações e desenvolvimento do modelo.

É possível criar peças com volume, formas, drapeados, pregas, enfim, qualquer composição que você venha a desenhar. Depois que a roupa estiver montada você pode levá-la à mesa para fazer os ajustes e terminar tudo.

O Moulage é utilizado por estilistas. O manequim traz mais realidade ao projeto de criação e ajuda a entender como o modelo irá se comportar no corpo de uma pessoa.

Quais as vantagens e desvantagens do Moulage

Mas será que esse método é realmente o mais eficiente? Será que as peças são mais fáceis de serem desenvolvidas? Descubra quais são as vantagens e desvantagens do moulage:

  • Vantagens

A técnica é ideal para criar algo durante a modelagem, pois você tem grande liberdade no desenvolvimento das texturas, camadas, misturas de fios, formas, dentre outros detalhes.

Além disso, os manequins podem ser de tamanhos e formatos variados, buscando atingir determinado tipo de público.

  • Desvantagem

Agora, como desvantagem, é preciso levar a peça à mesa para terminar totalmente os detalhes. Correção de marcações, corte e costura são feitas da forma convencional.

Outro ponto é: se você desejar manequins diferentes isso pode exigir um investimento maior, pois a maioria dos fornecedores trabalha com determinados modelos e a personalização pode sair bem caro.

Muitas estilista e costureiras colocam enchimento em casos de peças personalizadas para determinada cliente. O objetivo é tentar trazer ao modelo inanimado as características mais fiéis de quem efetivamente usará aquela peça.

O Moulage é usado quando?

O moulage demanda mais tempo, então, normalmente é utilizado por estilistas que pretendem desenvolver um modelo exclusivo, não em casos de produção em massa.

Sendo assim, se você está em busca desse viés mais artístico, querendo desenvolver modelos e atender clientes de forma personalizada, com certeza essa técnica será de grande ajuda e, também, será um diferencial.

Caso o seu intuito seja confeccionar roupas “simples”, como camisetas básicas, a técnica plana costuma ser mais adequada para tal.

Precisa de curso?

Veja bem, o moulage é um método que exige dedicação e você precisa, sim, estar ciente dos conceitos mais técnicos para conseguir elaborar os modelos que tem em mente.

Se você pensa em seguir a costura com profissionalismo, então é essencial que busque um curso para se especializar.

Existem diversos treinamentos profissionalizantes, sendo um deles oferecido pela Maximus Tecidos! Você irá aprender não somente essa técnica, mas muitos outros conceitos fundamentais para começar a modelar.

Clique Aqui e veja agora mais informações sobre o curso Segredos da Moulage Francesa e o que você irá aprender com ele. Veja na costura uma oportunidade de independência criativa e, também, financeira.

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *