Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Moulage: o que é, para o que serve, tem curso?

A moulage é um método de origem francesa desenvolvido por Alix Grés e Madeleine Vionnet nos anos 20. Ambas as mulheres não tinha muita visão espacial e a modelagem tradicional lhes era de grande dificuldade.

Para contornar esse problema, começaram a fazer as peças nas modelos, possibilitando uma visão mais real do que seria o resultado final da peça. Perceberam que essa metodologia era mais fácil para elas e as peças ficava com um ótimo caimento.

Lembrando que cada corpo possui as suas particularidades, então a moulage possibilita que você faça uma peça de roupa levando em consideração cada detalhe do biotipo humano. É uma montagem personalizada, podemos assim dizer.

Moulage

Como é feito a Moulage:

Com o passar do tempo a moulage deixou de ser feito em cima do corpo dos modelos, são pegas apenas as medidas (se for confeccionar uma peça personalizada) e depois se usa um manequim 3D.

O suporte vem todo marcado para facilitar as marcações e desenvolvimento do modelo.

É possível criar peças com volume, formas, drapeados, pregas, enfim, qualquer composição que você venha a desenhar. Depois que a roupa estiver montada você pode levá-la à mesa para fazer os ajustes e terminar tudo.

A moulage é utilizada por estilistas. O manequim traz mais realidade ao projeto de criação e ajuda a entender como o modelo irá se comportar no corpo de uma pessoa.

Quais as vantagens e desvantagens da moulage?

Mas será que esse método é realmente o mais eficiente? Será que as peças são mais fáceis de serem desenvolvidas?

  • Vantagens

A técnica é ideal para criar algo durante a modelagem, pois você tem grande liberdade no desenvolvimento das texturas, camadas, misturas de fios, formas, dentre outros detalhes.

Além disso, os manequins podem ser de tamanhos e formatos variados, buscando atingir determinado tipo de público.

  • Desvantagem

Agora, como desvantagem, é preciso levar a peça à mesa para terminar totalmente os detalhes. Correção de marcações, corte e costura são feitas da forma convencional.

Outro ponto é: se você desejar manequins diferentes isso pode exigir um investimento maior, pois a maioria dos fornecedores trabalha com determinados modelos e a personalização pode sair bem caro.

Muitas estilista e costureiras colocam enchimento em casos de peças personalizadas para determinada cliente. O objetivo é tentar trazer ao modelo inanimado as características mais fiéis de quem efetivamente usará aquela peça.

A moulage é usado quando?

A moulage demanda mais tempo, então, normalmente é utilizado por estilistas que pretendem desenvolver um modelo exclusivo, não em casos de produção em massa.

Sendo assim, se você está em busca desse viés mais artístico, querendo desenvolver modelos e atender clientes de forma personalizada, com certeza essa técnica será de grande ajuda e, também, será um diferencial.

Caso o seu intuito seja confeccionar roupas “simples”, como camisetas básicas, a técnica plana costuma ser mais adequada para tal.

Precisa de curso?

Veja bem, a moulage é um método que exige dedicação e você precisa, sim, estar ciente dos conceitos mais técnicos para conseguir elaborar os modelos que tem em mente.

Se você pensa em seguir a costura com profissionalismo, então é essencial que busque um curso para se especializar.

Existem diversos treinamentos profissionalizantes oferecidos pela Maximus Tecidos e um deles é de moulage!

Você irá aprender não somente essa técnica, mas muitos outros conceitos fundamentais para começar a costurar.

Clique aqui e confira agora mais informações sobre o curso Segredos da Moulage Fracesa e o que você irá aprender com ele. Veja na costura uma oportunidade de independência criativa e, também, financeira!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *