fbpx

O Bordado na Indústria da Moda


28
28 points

“A indústria da moda vive em constante evolução, mas muitas vezes os principais detalhes vêm de técnicas tradicionais, passadas de geração em geração, carregando séculos de cultura e design requintado.”

O artesanato é a grande aposta da vez! Nas semanas de moda internacionais, técnicas como o bordado, o tricô artesanal e o crochê se mostraram muito presentes nessa temporada, tornando-se o “Novo Luxo”.

Chanel
Dior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Isso acontece pela valorização do “feito á mão”, a valorização do contato humano em todas as esferas da vida pós pandemia. Uma busca por refúgio nas técnicas manuais.

A busca por produtos exclusivos, com valor afetivo, transformou os produtos artesanais em peças de luxo.

Uma simples camiseta branca onde você faz uma intervenção têxtis (seja com pedrarias ou fios), se torna um produto com valor agregado.

Foto: Reprodução Pinterest

Se vocês lerem sobre a História do Bordado, verão que esta técnica nunca sai de moda, que ano após ano, ela aparece nos principais desfiles de moda. E que é o grande diferencial de muitas marcas.

Por exemplo a renomada e poderosa Chanel, o pilar principal da marca é o “HandMade” (feito com as mãos), e para poder manter esta tradição do feito a mão, ela investe pesado na formação e é mantedora dos ateliers que produzem para ela.

Aqui no Brasil temos o exemplo da PatBo, marca mineira que conquistou as passarelas da última Semana de Moda de New York. A estilista Patrícia Bonaldi aposta desde o começo da marca nos bordados que são o grande diferencial e marca registrada da empresa.

Desfile PatBo na Semana de Moda de NY

O bordado deixou de ser uma técnica utilizada somente na Alta Costura e ganhou as ruas.

Hoje em dia, o bordado está em toda parte no mundo da moda, desde bonés, chapéus, casacos, camisas, jeans, vestidos, calçados e até meias, mas também pode ser encontrado na decoração.

Esta técnica está disponível com uma grande variedade de materiais, como pedrarias, fios e outros que a sua criatividade permitir utilizar.

As possibilidades que ela nos proporciona na hora da criação é imensurável, nos abre um universo incrível, que podem ser destes bordados divertidos até peças extremamente luxuosas.

Você pode estar se perguntando: quanto estou disposta a pagar por uma peça de roupa bordada???

A resposta é fácil. Você não precisa pagar nada.

Foto: Bordado Fernanda Nadal

Aproveite esta tendência para expressar sua individualidade, customizando suas peças de roupa, ou criando lindos bordados para sua marca, loja ou atelier.

Espero que tenha gostado, e vou estar sempre por aqui, trazendo muito conteúdo relacionado a bordado e outras técnicas artesanais.

 

Um grande abraço;

Fernanda Nadal

 

 

 

CONHEÇA OS CURSOS DA PROFESSORA FERNANDA NADAL:

CURSO A ARTE DO BORDADO À MÃO: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-online-arte-do-bordado-fernanda-nadal

CURSO BORDADO LUNEVILLE: https://materiais.maximustecidos.com.br/curso-online-bordado-luneville-fernanda-nadal

 


Like it? Share with your friends!

28
28 points

What's Your Reaction?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
2
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
72
Amei
Incrível Incrível
13
Incrível
O Melhor O Melhor
4
O Melhor
Fernanda Nadal
Eu sou a Fernanda Nadal, designer de moda e bordado. Atuo na área de moda desde 2004 . Tenho pós-graduação em moda e cultura pela UEL, pós-graduação em designer de calçados e com vários cursos de especialização na área, já foi aluna de Glória Kalil, Marie Rucki (Studio Berçot Paris), Glória Coelho, entre outros. Também tenho uma formação especifica na área de bordado na Ecole Lesage ( Paris). Além do meu atelier e criações para outras marcas, sou coordenadora e professora do Curso de Designer de Moda da Casa Leonardo em Ponta Grossa/PR, e ministro cursos de bordado em todo o país. Estou á frente de uma escola que leva meu nome, especifica para ensinar a arte do bordado em pedraria, única em nosso país, com moldes europeus. Como em uma trama, meu caminho até aqui foi construído ponto a ponto, de forma natural e original. Primo pela qualidade de meus produtos e do ensino aos meus alunos. A partir de uma metodologia diferenciada, acredito no futuro da moda brasileira.

5 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Cresci vendo minha mãe bordar,cada bordado lindo feito com muito amor… quando vejo alguém bordar ou falar sobre bordados me leva a infância..Bordar é algo que vem da alma e sendo assim reflete vida depois de feito…