Entre as tendências da moda festa e moda noiva, não tem como não perceber a presença do volume. E de onde veio essa tendência que se mantém em alta até hoje? Da Era Vitoriana.
Em meados do século XIX no Reino Unido, o volume fez a cabeça das mulheres das classes mais altas. Nessa época surgiu uma armação rígida feita inicialmente de forma artesanal com crina de cavalo e que depois passou a ser produzida pela indústria utilizando junto arames de aço.
O nome da peça original era crinolina por causa da origem do material. Essa armação parecia uma gaiola. E era usada no lugar das várias camadas de saias para deixar os vestidos bem volumosos.
Essa espécie de anágua feminina enorme era bem desconfortável para se locomover e sentar, porém as mulheres usavam assim mesmo. Além de manter as saias armadas de maneira elegante, ela transmitia uma imagem de imponência.
Dizem que a crinolina foi o primeiro grande feito da indústria da moda e que se tornou universal. Primeiramente esse modismo era restrito ao público feminino das classes altas, mas depois se tornou popular e passou a ser usado por mulheres de todas as classes.
Hoje em dia não usamos mais a crinolina. Mas como falamos no inicio da matéria, saias volumosas continuam super em alta. E o efeito glamoroso e sofisticado é graças a um acamamento especial chamado: crinol.
O crinol é um aviamento de costura encorpado, firme, mas que pode ser macio ou duro. É conhecido por conferir um volume único às formas e um ótimo acabamento desde a antiguidade.
A versão atual sintética, além de ser mais moderna, é mais versátil, confortável e acessível. Pode ser usado para armar e deixar o vestido com o ar de princesa ou dar volume em barras de vestidos feitos em tules e tecidos leves.
Além disso, também pode ser usado para confecção de chapéus, fascinators, casquetes, mini véus, cintos e laços.
Para quem trabalha com costura é imprescindível conhecer este tipo de acabamento.
Este post foi produzido em parceria com a equipe de redação e conteúdo do blog Mundo Moulage.
Siga o Instagram da Maximus Tecidos e do Mundo Moulage.
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…