Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O guia da modelagem infantil com Marlene Mukai

Oi meninos e meninas, tudo bem com vocês? Neste artigo vamos falar sobre a modelagem infantil, suas possibilidades, tamanhos e tecidos.

As crianças correm, pulam, deitam-se no chão, se arrastam, engatinham e, muitas vezes, caem. É por isso que a roupa infantil precisa ser confortável. Ela não pode “engessar a criança”, pois os pequenos precisam ter liberdade para se movimentar.

Além de confortável, a roupa precisa ser fácil de vestir, pois criança troca de roupa várias vezes e, dependendo da idade, não conseguem fazê-lo sozinhas.

MELAGEM INFANTIL E SUAS POSSIBILIDADES

Maximus Tecidos modelagem infantil Clube da Costureira 600x300
Foto: Pinterest

Há uma diversidade imensa em relação ao seguimento infantil. Você pode trabalhar com roupas só de menina ou só de menino. Pode trabalhar com roupas de festa infantil ou roupas confortáveis para o dia a dia. Pode trabalhar só com roupas de malha ou só com tecido plano. Pode trabalhar com o clássico ou a modinha.

Pode fazer roupas só para bebês, ou só para crianças de 1 a 10 anos ou para infanto-juvenil que vai do tamanho 12 ao 16. Além disso, pode trabalhar só com enxoval de berço bebê ou roupa de cama para crianças e adolescentes. Pode trabalhar só com acessórios como bolsinhas, sapatinhos, enfeites de cabelo, mochilas…

Quando se fala em confecção infantil, o universo é muito amplo e você pode escolher o seguimento que deseja.

OS TAMANHOS DA MODELAGEM INFANTIL

Maximus Tecidos modelagem infantil Clube da Costureira 600x300
Foto: Freepik

A modelagem de roupas infantis varia muito conforme o tamanho e idade. E não há uma tabela precisa. Isto porque criança se desenvolve em épocas diferentes.

Apesar da tabela infantil brasileira ser numérica, conforme a idade, nem sempre esta correspondência dá certo. Isto porque há crianças que são mais desenvolvidas que outras e vice versa. Apesar de usar uma tabela de numeração teoricamente por idade, nem sempre as idades irão corresponder ao tamanho das peças. Por isso os tamanhos 2, 4, 6, 8 e 10 anos, por exemplo, diferencia apenas o tamanho da peça, mas não determina a idade de quem vai usar.

OS TECIDOS E AVIAMENTOS INDICADOS PARA MODA INFANTIL

Maximus Tecidos modelagem infantil Clube da Costureira 600x300
Foto: Freepik

Outro fator a se considerar em relação a roupa infantil é a escolha do tecido e materiais. Os tecidos não podem oferecer riscos à criança. Tecidos sintéticos, condutores de calor, devem ser evitados. Nylon e tecidos à base de poliamida, por exemplo, ao pegar fogo, gruda no corpo, tornando uma queimadura leve, gravíssima e difícil tratar.

Os tecidos sintéticos também contêm muitas substâncias químicas que podem causar alergias e por serem menos porosos, não deixam a pele respirar. Lãs, pelúcia e feltro soltam pelos que irritam os olhos dos bebês e entram nas narinas, causando alergias.

Evite tecidos com lantejoulas ou rendas sintéticas em contato com a pele das crianças, pois podem causar coceiras e alergias. Cashmere e a maioria dos tecidos de alfaiataria também podem causar alergias e são muito secos para roupas infantis.

O mesmo cuidado deve ser com os aviamentos. Uma etiqueta de nylon ou tecido sintético em roupa infantil pode provocar alergia e até mesmo’ ferir a pele sensível da criança. Fivelas, botões e zíperes precisam ser muito bem escolhidos de forma que não se quebrem com facilidade.

Zíper em roupas de bebês, por exemplo, não são aconselháveis, pois bebês mordem as roupas e podem engolir o fecho. Assim como botões devem estar bem pregados para que não sejam engolidos pelos bebês. Fivelas não devem ser usadas em roupas de bebês.

LIVRO MODELAGEM PRÁTICA ESPECIAL INFANTIL

O meu livro Modelagem Prática Especial Infantil é destinado a todos que desejam entrar no universo da modelagem, corte e costura para confeccionar roupas para crianças e bebês.
Com ele você vai aprender a fazer moldes sob medida de roupas tais como vestidos, blusas, saias, camisas, blazer, casacos, colete, lingerie, calça, short, body, macacão, macaquinho e uniforme. Também possui tabela padrão e moldes de peças para o enxoval de bebê como sapatinho, chapéu, touca, babadouros e roupas de cama.
O material é de fácil compreensão com ilustrações de desenhos diagramados.
Maximus Tecidos modelagem infantil Clube da Costureira 600x300
Você pode adquirir o seu direto aqui no site da Maximus Tecidos!
Confira tudo sobre todos os meus livros de modelagem e acabamento aqui!
Se você quer aprender a fazer os seus próprios moldes para ter mais liberdade na criação das roupas, conheça meu Curso Online Modelista Profissional: Saiba mais Aqui!Também tenho o Curso Online Modelagem Profissional de Malhas: Saiba mais Aqui!

Os dois cursos são em parceria com a Escola de Moda Online da Maximus e são Certificados pelo MEC através da Faculdade Brasília.

Aperte Aqui e Faça sua Assinatura de Moldes, Moda & Estilo e tenha acesso a Maior Biblioteca de Moldes de Costura do Brasil!

Assuntos Relacionados

Comentários

9 respostas

  1. Yo tengo los tres libros, me falta el de midelagem infantil. Espero que este año lo pueda comprar. Gracias me gusta mucho.

  2. Gostaria de comprar o livro infantil da Marlene,mas eu acho que não vou conseguir fazer os moldes,ainda estou no início do curso da Nea Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *