Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é a interpretação de modelo na modelagem?

O setor de vestuário é um dos que mais cresce no Brasil, e isso tem sido constantemente observado. Muitas pessoas que desejam trabalhar com isso e querem começar nesse meio, precisam entender sobre o modelo na modelagem e como interpretar. O setor de criação de peças, por conta da falta de profissionais devidamente capacitados, está […]

O setor de vestuário é um dos que mais cresce no Brasil, e isso tem sido constantemente observado. Muitas pessoas que desejam trabalhar com isso e querem começar nesse meio, precisam entender sobre o modelo na modelagem e como interpretar.

O setor de criação de peças, por conta da falta de profissionais devidamente capacitados, está cada vez mais carente, principalmente porque esse setor requer habilidades e conhecimentos específicos.

Por isso, além de saber sobre modelagem básica, um dos pontos que mais abrem possibilidades de criação e lucro nesse meio é o de interpretação de modelo na modelagem. Se você não sabe o que isso significa, não se preocupe.

Pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas informações essenciais que você precisa saber sobre o tema. Confira a seguir!

Interpretação de modelo na modelagem: como funciona o cálculo?

Através da interpretação de modelo na modelagem é possível colocar, mudar, retirar e acrescentar itens a partir do molde básico da peça de roupa.

Para interpretar esses modelos é preciso ter acesso a moldes pré definidos. Isso significa que, esses moldes são dimensões já determinadas e prontas, que podem variar de acordo com os tamanhos.

Mas, todas as medidas que as peças de roupas possuem seguem um corpo chamado de padrão, mas, e quando esse padrão precisa de algumas mudanças?

Isso porque, existem pessoas que são mais baixas, outras que possuem um biotipo de corpo diferente, e isso exige peças diferentes apenas do que tamanhos menores ou maiores.

É nesse momento que a interpretação de modelo na modelagem precisa começar a agir. Assim, o caimento das peças de roupas não fica prejudicado, e é possível fazer adaptações sem que a peça fique mal acabada.

O papel do estilista é essencial nesse processo. Cada confecção possui uma tabela exclusiva com os tamanhos, para atender apenas uma determinada persona.

Com a interpretação de modelo na modelagem, é possível fazer com que as peças sejam modificadas, atendendo um público que foge do padrão, que é a maioria das pessoas.

Moldes de costura e modelagem

Os moldes de costura e modelagem também são essenciais para o dia a dia das pessoas que produzem peças de roupa, e por isso, ter noção sobre como ler de forma adequada esses moldes pode te ajudar a criar peças corretamente, como desejado.

Quando você pesquisa por modelos de moldes na internet, com certeza diversas opções vão aparecer para você comprar, baixar e copiar, e você pode escolher o seu modelo favorito para produzir suas peças.

O molde da saia é uma das primeiras peças que você precisa aprender a fazer a interpretação de molde na modelagem, principalmente usando a técnica plana. Isso porque, com esse molde básico, é possível interpretar diversos outros modelos, criando diferentes peças.

Existem modelos de saias retas, por exemplo, onde você consegue observar que a cintura está mais certa, o cós é reto e possui uma linha do quadril para que o tecido fique mais ajustado ao corpo.

Outra interpretação de modelo na modelagem que você pode fazer é a saia com um modelo não tão reto, mas evasê. Ela possui uma roda com uma pala, sem pences, diferente do modelo acima.

Esse segundo modelo na modelagem saiu da saia reta, ou seja, foi interpretada e criou-se uma nova peça.

Em uma saia com cintura alta, babados na parte de baixo e pences, também é mais uma interpretação de modelo na modelagem de uma saia reta como a base para a sua confecção.

Entender o conceito dessa interpretação permite que você possa ter um molde como base e soltar a criatividade para desenvolver outras peças de roupas.

Coloque em prática os conhecimentos sobre interpretação de modelo na modelagem e veja as vantagens dessa técnica.

Acesse nosso curso de Modelista Profissional  e acesse nosso site Maximus.

Aperte Aqui e Faça sua Assinatura de Moldes, Moda & Estilo e tenha acesso a Maior Biblioteca de Moldes de Costura do Brasil!

Matrículas Abertas Curso MODELAGEM PROFISSIONAL DE MALHAS Certificado pelo MEC através da FBr: Aperte Aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *