fbpx

O Que É A Renda Renascença?


0

A renda é um tecido muito delicado que carrega um charme exclusivo dela. Com tantos tipos de renda, você sabe o que é a renda renascença? Essa renda é pra lá de especial.

Provavelmente você já pode até ter se deparado com ela em alguns tecidos, mantas, cortinas, etc. Ela carrega muita história por trás de seus desenhos.

A seguir você irá conferir as informações mais importantes sobre esse tipo de renda especial.

O que é a renda Renascença: sua origem

Praticamente não tem como falar sobre o que é a renda sem contar um pouco de sua história. A renda renascença começou a ser confeccionada na Itália, especificamente em Veneza, nos anos de 1400 e 1500 (século 16).

Sua confecção acontecia em conventos. As freiras dos conventos italianos deram origem a renda renascença. Acredita-se que sua técnica foi se espalhando pela Europa, até chegar ao Brasil, na época da colonização.

Mas foi apenas nos anos 1950 que a renda chegou ao Nordeste brasileiro, onde tem seu local de maior concentração de rendeiras.

A renda no Brasil era utilizada principalmente para enfeitar altares de igrejas e nas vestimentas de padres. Quando passou a circular também fora das igrejas, a renda era vista como sinal de riqueza e sofisticação.

Como é feita a renda renascença

A renda é produzida através de três elementos: agulha, linha e lacê. O lacê é uma espécie de fitas com furos laterais e é ele que dá sustentação à trama tecida com os pontos, formando um delicado bordado.

A definição do desenho que será bordado é feito em um papel vegetal que fica fixado em uma almofada. A almofada serve de apoio para as rendeiras. E é nesses entrelaços de fios e desenhos que nasce a sinuosa renda renascença.

É uma técnica especialmente artesanal, que inclusive é um dos principais meios de renda de diversas famílias no Cariri na Paraíba.

Foi no Nordeste brasileiro que a renda renascença se firmou como uma técnica passada de geração em geração. A renda já foi material principal de desfiles de moda muito importantes, ganhando o reconhecimento que merece.

Onde a renda renascença é usada

Diferente dos outros tipos de renda, a renda renascença concentra suas confecções não apenas roupas, mas em outros tipos de produtos. Você pode encontrar a renda renascença em:

  • Cortinas
  • Toalhas de mesa
  • Colchas
  • Roupas para batizados
  • Mantas
  • Guardanapos
  • Decorações

Como é uma renda que se originou em adornos de altares, sua característica de enfeitas os locais ainda permanece. Antigamente a renda era muito vista nos lares como enfeites para berços de bebês e camas. A renda também era usada como presentes e receber um presente de renda renascença era sinal de muita sofisticação.

Porém as roupas com esse tecido também não ficam de fora. É possível encontrar casacos, vestidos e sobreposições do tecido de renda renascença.

Para usar esse tipo de renda, deve-se ter em mente que se trata de uma renda artesanal. Ou seja, o local ou evento deve combinar com looks que sejam fino e de muito bom gosto para acompanhar o charme da renda renascença.

Suas cores se concentram principalmente no clássico branco. Mas ela também é produzida em preto e azul marinho por exemplo. Contudo a variedade de cores não é uma forte característica dessa renda.

Tecido e cultura

Você acabou de conferir o que é a renda e um pouco de sua história. Um tecido carregado de história e que faz parte também de um pedaço da nossa cultura.

Clique aqui e confiras as lindas opções em rendas disponíveis no site da Maximus Tecidos!


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

Não Gostei Não Gostei
0
Não Gostei
Confuso Confuso
0
Confuso
Engraçado Engraçado
0
Engraçado
Amei Amei
0
Amei
Incrível Incrível
0
Incrível
O Melhor O Melhor
0
O Melhor
Maximus Tecidos
A Maximus Tecidos é conhecida por ser a maior loja online de tecidos do Brasil, cujo propósito é resgatar o hábito de costurar. Este propósito se cumpre através da venda de tecidos e produtos de modelagem e desenho online, com um preço justo e acessível para chegar em todos os lugares do Brasil. E com o patrocínio da produção de conteúdo de moda gratuito na internet. Além da loja online com entrega em todo Brasil, temos lojas físicas em Toledo e Cascavel no Paraná. https://www.maximustecidos.com.br/

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado.