A renda é um tecido muito delicado que carrega um charme exclusivo dela. Com tantos tipos de renda, você sabe o que é a renda renascença? Essa renda é pra lá de especial.
Provavelmente você já pode até ter se deparado com ela em alguns tecidos, mantas, cortinas, etc. Ela carrega muita história por trás de seus desenhos.
A seguir você irá conferir as informações mais importantes sobre esse tipo de renda especial.
Praticamente não tem como falar sobre o que é a renda sem contar um pouco de sua história. A renda renascença começou a ser confeccionada na Itália, especificamente em Veneza, nos anos de 1400 e 1500 (século 16).
Sua confecção acontecia em conventos. As freiras dos conventos italianos deram origem a renda renascença. Acredita-se que sua técnica foi se espalhando pela Europa, até chegar ao Brasil, na época da colonização.
Mas foi apenas nos anos 1950 que a renda chegou ao Nordeste brasileiro, onde tem seu local de maior concentração de rendeiras.
A renda no Brasil era utilizada principalmente para enfeitar altares de igrejas e nas vestimentas de padres. Quando passou a circular também fora das igrejas, a renda era vista como sinal de riqueza e sofisticação.
A renda é produzida através de três elementos: agulha, linha e lacê. O lacê é uma espécie de fitas com furos laterais e é ele que dá sustentação à trama tecida com os pontos, formando um delicado bordado.
A definição do desenho que será bordado é feito em um papel vegetal que fica fixado em uma almofada. A almofada serve de apoio para as rendeiras. E é nesses entrelaços de fios e desenhos que nasce a sinuosa renda renascença.
É uma técnica especialmente artesanal, que inclusive é um dos principais meios de renda de diversas famílias no Cariri na Paraíba.
Foi no Nordeste brasileiro que a renda renascença se firmou como uma técnica passada de geração em geração. A renda já foi material principal de desfiles de moda muito importantes, ganhando o reconhecimento que merece.
Diferente dos outros tipos de renda, a renda renascença concentra suas confecções não apenas roupas, mas em outros tipos de produtos. Você pode encontrar a renda renascença em:
Como é uma renda que se originou em adornos de altares, sua característica de enfeitas os locais ainda permanece. Antigamente a renda era muito vista nos lares como enfeites para berços de bebês e camas. A renda também era usada como presentes e receber um presente de renda renascença era sinal de muita sofisticação.
Porém as roupas com esse tecido também não ficam de fora. É possível encontrar casacos, vestidos e sobreposições do tecido de renda renascença.
Para usar esse tipo de renda, deve-se ter em mente que se trata de uma renda artesanal. Ou seja, o local ou evento deve combinar com looks que sejam fino e de muito bom gosto para acompanhar o charme da renda renascença.
Suas cores se concentram principalmente no clássico branco. Mas ela também é produzida em preto e azul marinho por exemplo. Contudo a variedade de cores não é uma forte característica dessa renda.
Você acabou de conferir o que é a renda e um pouco de sua história. Um tecido carregado de história e que faz parte também de um pedaço da nossa cultura.
Clique aqui e confiras as lindas opções em rendas disponíveis no site da Maximus Tecidos!
A digitalização e organização dos croquis de moda são passos essenciais para estilistas, estudantes de…
Neste episódio você vai ver um lado do crochê que talvez você nunca tinha visto.…
A arte urbana tem diversas formas de manifestação, cada uma delas trazendo uma perspectiva única…
Já imaginou costurar suas próprias lingeries e pijamas com acabamento profissional? Ou então investir neste…
Neste episódio da Rádio da Costureira, recebemos Hadassa Braz, uma jovem empreendedora que tem a…
A moda sempre foi uma forma poderosa de expressão pessoal, refletindo nossa identidade, cultura e…
View Comments
Renda Renascença não e tecido, é um Bordado
MAngelrendas