Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é alfinetar?

Alinhavar é a técnica que permite colocar um botão, enfeite ou qualquer outro detalhe em um tecido. É uma das mais antigas formas de costura e foi usada por muitos anos em roupas tradicionais. Os alfinetes são utilizados para segurar os pontos de costura juntos e criar a textura final.

Apenas alfinetar consiste na utilização de apenas um ou dois alfinetes para unir o tecido, como uma bainha de camisa ou outro tipo de folguedo. Esta técnica é muito mais simples e rápida do que a costura tradicional e pode ser usada para pequenos reparos no casaco ou outra peça de roupa.

Com o papel de garantir transparência, legitimidade e qualidade dos produtos e do ensino, a Maximus Tecidos vem mostrar a você como é alfinetar.

Como alfinetar

Em cada processo da costura há etapas a serem seguidas, as peças possuem várias ‘partes’ a serem costuradas até formar uma peça completa.

Alfinetar é um processo de costura que consiste em dar forma e modelar os tecidos, geralmente com a utilização de agulhas com pontas finas.

O alfinete pode ser removido da linha de costura sem danificar o tecido, por isso não é necessário cortar as linhas após a costura.

Apesar disso, existem muitos outros tipos de alfinetes e agulhas para alinhavar ou apenas alfinetar mais rápido e precisamente.

Para escolher sua agulha, use uma calculadora de tecido (ou um programa de computador) para calcular o comprimento ideal da agulha para o tipo de tecido que você está usando.

A ideia principal da costura é fazer com que as peças sejam unidas com firmeza e sem danificá-las. Isso pode ser feito por meio da costura cruzada, em que os pontos são colocados na mesma direção, ou pela costura assimétrica, em que os pontos são colocados em disposições diferentes.

A etapa de alfinetar é uma técnica muito utilizada para todo tipo de costura e confecção de peças.

A hora da costura é um momento de alegria para as mulheres, mas nem sempre o resultado fica como elas esperam. Muitas vezes, ajustes são necessários antes do vestido sair do salão de beleza.

Alinhavar e alfinetar são termos que se referem à mesma coisa: fixar pontos para unir duas peças de tecidos. O alinhavo é um ponto do tipo “X”, enquanto o alfinete é um ponto de círculo.

Eles criam uma junção firme e segura entre as peças, o objetivo do alinhavo é definir as linhas do tecido, dando-lhe uma aparência mais firme e composta. Este processo é feito com um alfinete de metal que tem uma ponta de aço.

Acontece que as linhas do tecido são definidas pelos pontos em que o alfinete penetra na peça. Estes pontos ficam visíveis quando o tecido fica retesado, criando uma imagem lisa e bem definida.

O alfinete é usado para alinhar os pontos do tecido, fixando suas extremidades e dando um aspecto mais firme ao seu trabalho de costura. É necessário manter certa pressão na atividade para garantir que os pontos sejam bem fixados.

Essas foram as dicas básicas, você pode aprender muito mais sobre alfinetar na Maximus.

Contando com profissionais devidamente qualificados para exercício da atividade, por meio de aulas virtuais, profissionais interessados em se especializar na área poderão procurar nossa equipe para a compra do curso desejado.

Os cursos oferecidos pela Maximus não só possibilitam que você aprenda sobre  alfinetar, mas sobre todo o universo de aviamentos e tecidos.

Se você já costura ou quer iniciar, quer aprender novas técnicas, quer comprar tecidos de qualidade, a melhor qualidade de produtos e cursos de costura está na Maximus Tecidos, não perca sua chance.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *