Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O Que É Cetim?

O Que É Cetim?

Um tecido nobre que atravessou gerações, e já foi artigo de luxo das famílias reais por todo o mundo, afinal, o que é cetim?

Durante a idade média, era comercializado pela China, a maior produtora desse tecido nobre, e exportada para o mundo todo, onde era usada pára a produção de roupas e artigos de luxo.

O cetim perdeu a sua força no mercado após os anos 30, quando criaram uma alternativa artificial, que tinha um custo muito mais baixo do que a alternativa natural. Mas mesmo hoje, ainda é altamente valorizado no mercado de tecidos, e utilizado para confecção de diferentes produtos de alto padrão.  Vamos conhecer mais o que é esse tecido e como utilizá-lo.O Que É Cetim?

O que é cetim e como utilizá-lo

O cetim é um tecido sedoso com um brilho acetinado lindo, inicialmente era composto por fios de seda e hoje já possui diversas composições. O tecido tem duas faces, sendo uma delas brilhante e lustrosa, que é o lado direito e outra fosca, opaca, sendo o avesso. Seu caimento se assemelha muito a seda, sendo leve e solto.

Na idade média, o cetim era a moeda de troca entre a China e Europa, e seu custo era tão alto que ninguém além de famílias extremamente nobres e renomadas conseguia ter acesso a ele.

O cetim é muito versátil e pode ser utilizado na confecção de produtos diversos, como: Langerie, blusas, calças, cortinas, roupas de cama e várias outras.

Sendo um tecido nobre, sempre atraiu o olhar das grifes de luxo, e foi popularizado após a criação de sua alternativa artificial, que era uma junção de lã, seda, poliéster e outras fibras, dependendo do resultado final desejado.

Agora que você sabe o que é cetim, vamos conhecer alguns dos tipos mais populares hoje no mercado.

Quais os tipos de cetim?

Com o passar do tempo, o cetim evoluiu conforme a necessidade de cada época, e mais importante do que saber o que é o cetim, é conhecer também as diferentes formas que ele se apresenta. Vamos listar as mais populares.

  • Cetim Bucol

    Esse tecido é muito utilizado na confecção de vestidos para festa, inclusive nos vestidos de noiva. Ele tem um caimento pesado e é lustroso, tem um efeito estruturado e volumoso o que o torna bem elegante. Pode ser também encontrado mais facilmente em sua versão estampada.

  • Cetim Italiano

    O cetim italiano é um tecido clássico de vestidos de noiva. Ele é uma versão mais estruturada e mais encorpada do cetim. Muito utilizado também na moda festa confeccionar saias e vestidos que pedem um volume e uma estrutura maior, como um modelo princesa.

  • Cetim Bucol Span

    Esta versão do cetim também é encorpada mas não possui estrutura, não arma e também não da volume. Seu caimento é pesado e possui a superfície lisa. Pode ser utilizado em vestidos de festa em modelos mais rodados ou modelos mais justos como um modelo sereia. Como possui elastano se ajusta muito bem ao corpo.

  • Cetim com Elastano Toque de Seda

    Este cetim é mais leve e possui elastano em sua composição. Seu toque é bem sedoso e super macio. Pode ser utilizado na confecção de vestidos de moda festa como também peças da moda casual, como blusas e saias.

  • Cetim com Elastano

    O Cetim com elastano é uma variação mais simples de cetim. Por isso possui preço igualmente mais acessível. É perfeito para a confecção de forros nos vestidos de festa, saias e blazers. Por conta da sua elasticidade, é ideal para peças justas e modelos no corte sereia.

  • Cetim Charmousse

    O Cetim Charmousse é uma variação mais simples de cetim ideal para ser usado como forro. Por ser um tecido mais estruturado e estático é perfeito para confecção de forros nos vestidos de festa estruturado, saias, blazers e casacos de inverno.


  • Onde comprar cetim?

O cetim e todas as suas variações, até os dias de hoje são considerados nobres e elegantes, o que agrega o seu preço mais elevado. Por isso antes de comprar, é importante saber onde se encontram os melhores preços, com a melhor qualidade também.

A Maximus tecidos é a maior loja online de tecidos do Brasil, e lá você encontra todas as variedades de cetim disponíveis no mercado.

É muito importante levar em consideração qual tipo de peça você pretende produzir e qual o caimento desejado, já que cada cetim tem sua especificidade.

Agora que você já sabe o que é cetim e como obte-lô, é só colocar a mão na massa, e se surpreender com esse nobre tecido que conquista gerações!

Clique aqui e confira as opções de tecido cetim disponíveis no site da Maximus Tecidos!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *