Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é fio reto na costura?

O fio reto na costura, nada mais é do que os fios alinhados paralelamente, ao contrário do que se pensa, o sentido dos fios no tecido e nas peças tem uma importância muito grande no caimento da peça.

Com o papel de garantir transparência, legitimidade e qualidade dos produtos e do ensino, a Maximus Tecidos vem mostrar a você como é feito o fio reto na costura, e qual sua importância.

Porque é tão importante?

O fio reto na costura, é o que permite um caimento adequado nas peças, e quando o fio é reto, a peça não vai formar um ângulo ou outro. O fio reto é importante para que a peça seja bonita, e depois de passar pela costura ela volte sem falhas.

Ou seja, o fio reto na costura tem muitos benefícios desde que ele seja usado de forma correta. Esse tipo de fio é usado para manter as peças intactas e sem deformidades. É muito utilizado por quem trabalha com confecções e estilistas profissionais.

O fio reto é o elemento mais importante na costura. Ele é usado para unir as peças do tecido e dar forma aos tecidos. O tecido pode ser costurado por dois meios: ou com o fio reto ou com o fio de trama.

Tudo depende de como você deseja que seja o resultado, o fio de trama é formado por dois conjuntos de fios que se cruzam em algum ângulo reto da peça, ou seja, são fios que se entrelaçam num determinado ângulo reto.

Diferente do fio reto, que é paralelo, o fio reto é onde começa a formação do tecido, ele é a base, há outros fios que se sobrepõem sobre ele, porém, se este não estiver tensionado corretamente, a peça poderá sair imperfeita ou “torta”.

É importante que o fio tenha uma certa elasticidade para que não seja rompido durante a costura. O fio reto na costura tem vários tipos de núcleos e formatos, dependendo do material que você estiver usando na confecção da peça.

Por este motivo, é importante que você dê atenção ao sentido do fio no momento da costura, esse é um passo crucial para que o resultado seja satisfatório.

O que pode acontecer se eu não der a devida atenção ao fio reto?

A costura é muito utilizada no mundo da moda, e é possível encontrar-se com essa prática de costura em diversas peças de roupa, sapatos, bolsas e outros itens.

A falta de atenção ao sentido do fio na etapa de costura, pode prejudicar o seu resultado, lhe dando peças imperfeitas, com caimento torto ou até mesmo perca de tecido.

É importante que o fio reto seja devidamente respeitado, para que no final, sua peça tenha um caimento perfeito, o fato de você saber o sentido do fio te ajuda na hora do corte do tecido.

Isso mesmo, precisa ter um sentido correto no corte, para que você não perca seu tecido, fazendo assim com que você o corte e costure de maneira correta ao sentido do fio e não tenha prejuízos no resultado da peça.

Bom, agora que você já aprendeu um pouco sobre fio reto na costura, que tal aprender ainda mais no Curso Gente que Ama Costurar?

Contamos com profissionais devidamente qualificados para exercício da atividade, por meio de aulas virtuais, profissionais interessados em se especializar na área poderão procurar nossa equipe para a compra do curso desejado.

Os cursos oferecidos pela Maximus não só possibilitam que você aprenda sobre  fio reto na costura, mas sobre todo o universo de aviamento e tecidos, que pode garantir a qualidade do seu trabalho.

Se você já costura ou quer iniciar, quer aprender novas técnicas, quer comprar tecidos de qualidade, a melhor qualidade de produtos e cursos de costura está na Maximus Tecidos, não perca sua chance.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos relacionados