Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O Que É Lurex?

Vamos falar sobre um tecido que ficou muito conhecido nos anos 70 e 80. Muitas pessoas não sabem o que é lurex ou o melhor jeito de usá-lo. Mas, a seguir vamos tirar todas as dúvidas desse tecido que não sai de moda e tem lugar garantido em qualquer armário.

Provavelmente você tem ou já viu o tecido lurex sendo usado em lugares que pediam por uma peça mais chique. Ou até mesmo durante o dia.

Sabendo equilibrar as peças, esse tecido pode ser usado em qualquer horário.

Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre esse tecido.

O que é lurex:  seu surgimento

Lá pelos anos finais da década de 70, começa a surgir no mundo da moda o tecido lurex. Por toda a década de 80 ele foi muito explorado na composição de looks noturnos. Frequentadores de festas, boates com muita disco music esbanjavam estilo com o brilho do lurex.

Das passarelas diretamente para os armários. Quando as pessoas descobriram o que é lurex e sua versatilidade, o tecido foi parar direto nos guarda-roupas.

Podemos dizer que desde seu auge nos anos 80, o lurex permanece com a fama intacta. Mas afinal, como é esse tecido?

Como é o tecido lurex

O lurex pode ser descrito como um fio metalizado, bem brilhoso de fibra sintética, maleável, com uma certa elasticidade. Pode ser combinado com tricot, malhas, lã ou até mesmo tecidos transparentes como o gazar. Na combinação estes tecidos possuem então os fios metálicos e brilhosos que podem ser de diversas cores, o importante é manter o brilho lá em cima.

Algumas peças podem ser feitas inteiramente de lurex, outras podem ter algumas partes que incluam o tecido.

Sabe aquele look pra uma ocasião muito importante que não dá pra usar sem passar pelo ferro de passar roupas antes? Esse problema não existe com o lurex. Mais uma característica desse tecido versátil, é que ele não amassa, não fica amarrotado.

As melhores formas de usar o lurex

Em seu surgimento nos anos 80, o lurex dominava a cena de looks noturnos. A noite era o horário ideal para desfilar o tecido brilhoso.

É possível ter um look composto por lurex, por exemplo, para compromissos durante o dia.

As roupas que contém o tecido vão desde casacos, blusas vestidos até mesmo calças.

O segredo para equilibrar o tecido é simples: não exagerar. Uma peça composta apenas pelo tecido brilhante não seja uma boa opção para resolver um assunto corriqueiro durante o dia. Porém, se for uma reunião importante, uma ocasião em que roupas mais charmosas são necessárias, o tecido será de muito bom gosto.

Veja a seguir mais dicas de como usar esse tecido:

  • Comece aos poucos

Se você não tem o costume de usar roupas com o tecido, comece usando cores mais neutras. Preto e prata podem ser a porta de entrada para você começar a compor seus looks com o tecido.

  • Destaque

O lurex é um tecido que pode ficar bem justo no corpo. Então se você quiser disfarçar ombros e busto aposte em saias e calças do tecido.

Se quiser trazer o foco para a parte de cima do corpo, as blusas e casacos são a melhor opção.

  • Combinações

O lurex é ótimo para diversas ocasiões. Tudo depende de como você irá combinar com outras peças, acessórios e sapatos. Um tricot de lurex, um short jeans e um tênis é um look ótimo para o dia. Trocando o tênis por uma sandália, a roupa do happy hour também está pronta.

Vale à pena usar lurex?

Você acabou de ver o que é o tecido, sua história e sua versatilidade. Com certeza existe algum look com tecido que irá te agradar.

Aposte em compor looks incríveis que vão ganhar um destaque com o brilho metálico do lurex.

Confira as novidades em tecidos no site da Maximus Tecidos. Clique aqui!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *