Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é melhor viscose ou algodão

Pode não parecer uma dúvida muito comum, ou até mesmo grande coisa. Mas é importante conhecer muito bem os materiais com os quais irá trabalhar. No caso em tela, o questionamento é: Qual é o melhor tecido, viscose ou algodão?

Ambos possuem características muito parecidas, a questão a seguir é decidir quais serão os elementos que terão destaque na peça a ser criada. O algodão segue sendo mais resistente que a viscose, que ao contrário do algodão, é mais maleável.

A seguir trataremos a respeito dos tecidos, e sendo viscose ou algodão, você poderá encontrar no nosso site Maximus Tecidos. Que conta com milhares de opções diferenciadas para você.

Algodão

De forma simples, o algodão é a fibra mais utilizada nos tecidos, cresce em várias regiões do planeta e seus maiores produtores são a Índia, China e os Estados Unidos.

É um tecido resistente, mesmo quando submetido à umidade e suporta vários tipos de ciclos de lavagens. Diferentemente da viscose.

Quanto maior a porcentagem de algodão na peça, melhor ela será. Visto que, a grande quantidade de algodão, deixa a peça mais confortável e permite que a pele respire muito bem.

Viscose

Diferentemente do algodão, a viscose não é totalmente natural e nem totalmente sintético. Há alguns tipos feitos de fibra de celulose regenerada fabricada e bambu. Mesmo parecendo um material caro, a viscose possui um valor bem acessível.

É um tecido tingido sem muitos esforços, e além de manter as cores vivas, mantém também um brilho sedoso. 

Uma grande desvantagem da viscose, é que ela amassa com muita facilidade. Contudo, o tecido apresenta um bom caimento, é macio e permite que a pele respire bem.

A discussão a respeito de qual tecido é o melhor, entre a viscose ou algodão, vai depender muito do uso ou propósito da peça que será feita.

Produção dos tecidos

As etapas que são seguidas durante a produção dos tecidos podem variar muito, sendo um mais complexo que o outro.

No caso do algodão: Ele é colhido, limpo, purificado, recebe um acabamento e em seguida é seco e preparado para o enfardamento.

Já o processo da viscose, consiste em: A matéria prima é colhida, em seguida passa por um processo químico e de hidrapolpagem. Depois é misturado, selecionado e limpo. Após vários processos de trituração e envelhecimento, xantação e desgaseificação. O material passa por um processo de fiação e alongamento. E pra finalizar, é feito um acabamento e o material é cortado e enfardado.

Considerações finais

Mesmo com todos os seus benefícios e utilidades, os consumidores têm o poder de escolher entre a viscose ou algodão em relação às suas peças e roupas, podendo ou não se preocupar com os impactos no meio ambiente.

E essa preocupação vai além, pois tendo a sua base extraída de produtos naturais os tecidos apresentam uma durabilidade diferente um do outro. Como por exemplo, uma peça feita de 100% algodão além de ter uma durabilidade enorme, apresenta um ótimo conforto e uma ótima resistência, ainda mais na hora da lavagem.

Já a viscose, vai se destacar na área de valores. Pois seu valor de mercado é muito mais baixo que o do tecido 100% algodão, e não possui uma durabilidade tão grande.

De todo modo, sendo sua escolha viscose ou algodão a sua decisão tem que ser baseada no custo-benefício. E por falar em custo benefício, na Maximus Tecidos você encontra uma imensa variedade de tecidos, seja viscose ou algodão. E ainda pode se matricular em um dos nossos cursos disponíveis na Maximus Escola de Moda Online. Aguardamos por vocês.

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *