Um tecido muito conhecido e que desperta sensações diferentes em cada pessoa. Assim é a renda. Mas afinal, o que é o tecido de renda? Vamos responder essa pergunta contando mais sobre esse tecido para você.
Provavelmente você já tocou em um tecido de renda. Sabe que é uma textura única, que só a renda possui.
A seguir vamos falar tudo sobre esse tecido que possui até uma data comemorativa no Brasil.
A renda é um tecido com aberturas delicadas que formam desenhos dos mais variados tipos. Ela é transparente, maleável, bem fina e muito delicada. Os fios de seda, linho ou algodão são entrelaçados formando a renda.
Esse desenho pode ser sobreposto a outro tecido ou compor uma peça inteiramente de renda. Possui diversas opções de cores.
Quando pensamos o que é o tecido de renda podemos lembrar principalmente de lingeries. Pois geralmente a lingerie é uma peça na qual a renda pode compor a totalidade do tecido. A renda pode ser associada à sensualidade feminina, porém com muita elegância.
Sua chegada no Brasil se deu com a vinda da família Real Portuguesa. Desde então a renda continua presente no mundo da moda.
Desde o século XIX ela já era produzida artesanalmente. Hoje em dia há máquinas que tecem o tecido de renda e seus inúmeros desenhos e formatos possíveis.
Seu modo de confeccção pode ser visto como uma verdadeira arte. Como uma habilidade passada de avós para netas, de mães para filha. A pessoa que faz a renda é chamada de rendeira e no Brasil há até o “dia da rendeira”, que é comemorado no dia 04 de maio. Fato é que a elegância está totalmente atrelada quando definimos o que é o tecido de renda.
A renda é um dos tecidos com maior variedade de opções e preços. Por ser já um tecido muito popularizado, seu custo está mais baixo do que se a renda tivesse surgido recentemente.
Com todo o trabalho minucioso das rendas feitas artesanalmente, o valor a se pagar por esse tecido seria muito maior. Com a industrialização da confecção desse tecido, podemos dizer que seu preço segue com toda a história e complexidade do tecido.
Cada uma a seu modo, o preço da renda depende de seus fios, desenhos e complexidade de confecção. Os tipos de renda são usados nas confecções das mais charmosas peças. Muitos vestidos de casamento são feitos com a clássica renda chantilly, por exemplo.
Para quem está por dentro do mundo dos tecidos sabe que por ser um tecido de extrema delicadeza e sofisticação, a qualidade da renda é muito importante.
Vale a pena procurar uma loja de tecidos finos e que seja especializada para adquirir uma renda de alta qualidade.
Você acabou de conferir o que é o tecido e um pouco de sua história. É muito interessante conhecermos um pouco mais sobre os tecidos que estão no nosso dia a dia.
Aproveite para se aventurar no mundo das rendas, escolhendo as mais variadas formas desse tecido.
Encontre sua renda preferida e deixe a criatividade aflorar com todas as possibilidades que esse tecido pode oferecer.
Na Maximus Tecidos você encontra vários tipos de renda, de alta qualidade!!!
Se você já costura há algum tempo ou está começando agora, sabe que escolher o…
Quer conhecer de perto todas as aulas e peças que serão ensinadas no Novo Curso…
Se você costura em casa ou trabalha profissionalmente com roupas e consertos, sabe o quanto…
Se você ama crochê ou tem vontade de aprender, este episódio da Rádio da Costureira…
Você já imaginou aprender a costurar do zero, com aulas simples, práticas e muito bem…
Olá, meu nome é Viviane Alves, sou costureira profissional há quase 15 anos e apaixonada…