Um tecido muito conhecido e que desperta sensações diferentes em cada pessoa. Assim é a renda. Mas afinal, o que é o tecido de renda? Vamos responder essa pergunta contando mais sobre esse tecido para você.
Provavelmente você já tocou em um tecido de renda. Sabe que é uma textura única, que só a renda possui.
A seguir vamos falar tudo sobre esse tecido que possui até uma data comemorativa no Brasil.
A renda é um tecido com aberturas delicadas que formam desenhos dos mais variados tipos. Ela é transparente, maleável, bem fina e muito delicada. Os fios de seda, linho ou algodão são entrelaçados formando a renda.
Esse desenho pode ser sobreposto a outro tecido ou compor uma peça inteiramente de renda. Possui diversas opções de cores.
Quando pensamos o que é o tecido de renda podemos lembrar principalmente de lingeries. Pois geralmente a lingerie é uma peça na qual a renda pode compor a totalidade do tecido. A renda pode ser associada à sensualidade feminina, porém com muita elegância.
Sua chegada no Brasil se deu com a vinda da família Real Portuguesa. Desde então a renda continua presente no mundo da moda.
Desde o século XIX ela já era produzida artesanalmente. Hoje em dia há máquinas que tecem o tecido de renda e seus inúmeros desenhos e formatos possíveis.
Seu modo de confeccção pode ser visto como uma verdadeira arte. Como uma habilidade passada de avós para netas, de mães para filha. A pessoa que faz a renda é chamada de rendeira e no Brasil há até o “dia da rendeira”, que é comemorado no dia 04 de maio. Fato é que a elegância está totalmente atrelada quando definimos o que é o tecido de renda.
A renda é um dos tecidos com maior variedade de opções e preços. Por ser já um tecido muito popularizado, seu custo está mais baixo do que se a renda tivesse surgido recentemente.
Com todo o trabalho minucioso das rendas feitas artesanalmente, o valor a se pagar por esse tecido seria muito maior. Com a industrialização da confecção desse tecido, podemos dizer que seu preço segue com toda a história e complexidade do tecido.
Cada uma a seu modo, o preço da renda depende de seus fios, desenhos e complexidade de confecção. Os tipos de renda são usados nas confecções das mais charmosas peças. Muitos vestidos de casamento são feitos com a clássica renda chantilly, por exemplo.
Para quem está por dentro do mundo dos tecidos sabe que por ser um tecido de extrema delicadeza e sofisticação, a qualidade da renda é muito importante.
Vale a pena procurar uma loja de tecidos finos e que seja especializada para adquirir uma renda de alta qualidade.
Você acabou de conferir o que é o tecido e um pouco de sua história. É muito interessante conhecermos um pouco mais sobre os tecidos que estão no nosso dia a dia.
Aproveite para se aventurar no mundo das rendas, escolhendo as mais variadas formas desse tecido.
Encontre sua renda preferida e deixe a criatividade aflorar com todas as possibilidades que esse tecido pode oferecer.
Na Maximus Tecidos você encontra vários tipos de renda, de alta qualidade!!!
A Sustentabilidade nos Tecidos é uma questão central na era contemporânea, e a indústria têxtil…
O tingimento e a estampagem são técnicas essenciais na indústria têxtil, influenciando diretamente a aparência…
Os tecidos desempenham um papel fundamental na vida das sociedades humanas. Desde os tempos antigos,…
Os tecidos tecnológicos estão transformando a indústria da moda e a forma como interagimos com…
Os tecidos técnicos e funcionais representam uma evolução significativa na indústria têxtil, combinando inovação com…
O Mês do Consumidor chegou e, com ele, uma oportunidade imperdível para você aproveitar ofertas…