Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O Que É O Tecido De Renda?

Um tecido muito conhecido e que desperta sensações diferentes em cada pessoa. Assim é a renda. Mas afinal, o que é o tecido de renda? Vamos responder essa pergunta contando mais sobre esse tecido para você.

Provavelmente você já tocou em um tecido de renda. Sabe que é uma textura única, que só a renda possui.

A seguir vamos falar tudo sobre esse tecido que possui até uma data comemorativa no Brasil.

O que é o tecido de renda?

A renda é um tecido com aberturas delicadas que formam desenhos dos mais variados tipos. Ela é transparente, maleável, bem fina e muito delicada. Os fios de seda, linho ou algodão são entrelaçados formando a renda.

Esse desenho pode ser sobreposto a outro tecido ou compor uma peça inteiramente de renda. Possui diversas opções de cores.

Quando pensamos o que é o tecido de renda podemos lembrar principalmente de lingeries. Pois geralmente a lingerie é uma peça na qual a renda pode compor a totalidade do tecido. A renda pode ser associada à sensualidade feminina, porém com muita elegância.

Sua chegada no Brasil se deu com a vinda da família Real Portuguesa. Desde então a renda continua presente no mundo da moda.

Desde o século XIX ela já era produzida artesanalmente. Hoje em dia há máquinas que tecem o tecido de renda e seus inúmeros desenhos e formatos possíveis.

Seu modo de confeccção pode ser visto como uma verdadeira arte. Como uma habilidade passada de avós para netas, de mães para filha. A pessoa que faz a renda é chamada de rendeira e no Brasil há até o “dia da rendeira”, que é comemorado no dia 04 de maio. Fato é que a elegância está totalmente atrelada quando definimos o que é o tecido de renda.

O tecido de renda é caro?

A renda é um dos tecidos com maior variedade de opções e preços. Por ser já um tecido muito popularizado, seu custo está mais baixo do que se a renda tivesse surgido recentemente.

Com todo o trabalho minucioso das rendas feitas artesanalmente, o valor a se pagar por esse tecido seria muito maior. Com a industrialização da confecção desse tecido, podemos dizer que seu preço segue com toda a história e complexidade do tecido.

Cada uma a seu modo, o preço da renda depende de seus fios, desenhos e complexidade de confecção. Os tipos de renda são usados nas confecções das mais charmosas peças. Muitos vestidos de casamento são feitos com a clássica renda chantilly, por exemplo.

Para quem está por dentro do mundo dos tecidos sabe que por ser um tecido de extrema delicadeza e sofisticação, a qualidade da renda é muito importante.

Vale a pena procurar uma loja  de tecidos finos e que seja especializada para adquirir uma renda de alta qualidade.

O charme que só a renda tem

Você acabou de conferir o que é o tecido e um pouco de sua história. É muito interessante conhecermos um pouco mais sobre os tecidos que estão no nosso dia a dia.

Aproveite para se aventurar no mundo das rendas, escolhendo as mais variadas formas desse tecido.

Encontre sua renda preferida e deixe a criatividade aflorar com todas as possibilidades que esse tecido pode oferecer.

Na Maximus Tecidos você encontra vários tipos de renda, de alta qualidade!!!

Assuntos Relacionados

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *