Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é o tecido linho

O linho foi provavelmente um dos primeiros tecidos feitos pelo homem que se tornou o centro da indústria da moda. Conheça as variações do tecido linho, como é fabricado e algumas dicas de uso:

Conhecido desde o Egito Antigo, 7.000 aC, esse tecido teve muitos usos ao longo da história da humanidade, desde rituais de mumificação, até uso na fabricação de velas de navios fenícios, cortinas, móveis e roupas.

O linho se destaca pela versatilidade, conforto, frescor e durabilidade. É um tecido natural derivado do linho ou sementes de linho que a torna agradável ao toque.

O que é o tecido linho produzido a partir da planta Linum usitatissimum.

No entanto, o tecido linho é um material que enruga com facilidade. Por isso, é combinado com outras fibras (como algodão e poliéster) para atender essa característica ao longo de sua vida.

Existem diferentes tipos de roupa de cama e cada um deles tem suas características especiais. Veja mais detalhes  sobre eles:

  • Damasco: Trata-se de uma tela dupla face com esboço ornamental cujo nome está associado à sua origem em Damasco por volta do século XII. Como material brilhante, é usado principalmente para toalhas de mesa finos, cortinas ou estofados finos.
  • Linho áspero: É feito de fibras muito espessos que criam fios fortes, dando a este material sua característica textura áspera. É ideal para vestuário de trabalho devido à sua resistência ao desgaste.
  • Cambraia: tecido linho grosso liso com goma. Super absorvente, de longa duração, macio e confortável. Por ter uma gramatura menor, ele é um pouco mais transparente que o linho puro, mas nada que o revoltar-se pegajoso. É utilizado na confecção de shorts, terninhos e saias, entre outros.
  • Viscolinho: Plana, fina, macia e leve, com brilho acetinado. Enrugou como linho normal e tem uma superfície geralmente irregular. É uma mistura de fibras de linho e viscose, o que significa que não enrugam tanto quanto o linho puro. É comumente usado em vestidos, saias e blusas ou camisas masculinas.

O processo de fabricação:

Se você está se perguntando como uma planta vira tecido, sabe que o processo artesanal de fabricação do linho inclui desde o plantio colheita e secagem, transmutação da planta em palha, separação da semente e do talo.

Quando cessado, a extração do fio para o fio será iniciada. Essa etapa é seguida pela maceração, que utiliza cola vegetal para decompor. Depois disso, entram  novamente no processo de secagem, dividimos os fios e, por fim, fazem o tecido linho.

As características do tecido:

O linho tem algumas propriedades. Por exemplo, é muito resistente e durável – maior que os tecidos de algodão e outras fibras naturais – e macio ao toque e mais fino.

Por ser tão versátil, esse tecido é usado em muitos produtos, desde roupas de cama até camisas sociais. O corte tem uma construção leve e torna a peça mais durável.

Além disso, é antibacteriano e antifúngico, o que significa que não causa irritação na pele ou reações alérgicas. Também pode fornecer proteção UV.

O tecido linho ainda não parece molhado porque pode absorver umidade até 20 vezes seu próprio peso. Ao observar este tecido sentirá que tem um aspecto mais rústico devido à textura natural.

Resumindo, o linho é um tecido versátil, com muitos usos e especialmente interessante para as criações de verão. Acrescentar este tipo de tecido à sua coleção proporciona às suas peças um toque elegante e sofisticado.

Para saber exatamente qual categoria comprar, você precisa saber a finalidade do tecido. Se você achou interessante saber do tecido linho e suas variações mas não conhece muito os tipos de tecido e não sabe qual comprar, a Maximus Tecidos é uma recomendação.

Gostou do artigo? A Maximus Tecidos tem uma escola de moda online, na plataforma você encontrará vários cursos na área da costura. Veja também a loja virtual da Maximus Tecidos. Venha conferir tudo!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *