Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

O que é o Tecido Musseline e Por que esse Tecido é usado para Fazer Vestidos Esvoaçantes

Oi gente! Tudo bem com vocês? Nesse vídeo nós vamos falar sobre o que é o tecido Musseline e por que esse tecido é usado para fazer vestidos esvoaçantes.

Para vestidos leves, para roupas que pedem muita leveza, e que é um tecido até bem transparente mas que fica maravilhoso para fazer vestidos de festa, principalmente aqueles vestidos de festa com muita leveza, bem esvoaçantes, que ficam lindos. A gente vai falar tudo sobre ela nesse artigo. E se você preferir pode assistir este conteúdo dando play no vídeo abaixo:

Conheça as opções de Musseline no site da Maximus Tecidos – Aperte Aqui!

CARACTERÍSTICAS DO TECIDO MUSSELINE

A musseline é um tecido muito, muito leve que tem uma transparência. Na verdade, ela pode ser bem transparente, como pode não ser tão transparente, mas é um tecido que dificilmente, você vai conseguir fazer uma roupa com ele sem ter um forro por baixo, porque ele é realmente muito leve, de gramatura leve e uma espessura fina mesmo.

Como praticamente em todos os tecidos a gente tem diferentes gramaturas, ou seja, tecidos que são mais leves, que são mais pesados. Quando vai mais fios na trama, esse tecido vai ser mais fechado, vai ser menos transparente. Quando vai menos fios ou um fio mais fino, ele vai ser mais transparente. E com a musseline a gente tem essas várias possibilidades.

Mas a musseline mais comum, a musseline mais conhecida, é a musseline, que tem mais transparência, que tem essa leveza e que na maioria das vezes tem uma textura granulada. Uma textura assim, bem granulada quando você pega, quando você passa a mão.

Saiba mais sobre a musseline clicando aqui!

EM QUAIS PEÇAS USAR A MUSSELINE

Esse tecido é um tecido muito usado na moda festa para vestidos que são esvoaçantes, principalmente vestidos de festa, que querem ter uma saia com mais movimento.

Ela não é um tecido para fazer roupas justas ao corpo, não fica bom. Primeiro porque é um tecido que não estica muito, existe musseline que tem elastano, e a gente encontra com bastante facilidade, mas ela não é o tipo de tecido encorpado que fica bom para peças justinhas no corpo, já que não dá muita mobilidade, não vai dar um acabamento tão legal para uma peça colada.

Ela é um tecido para peças que são mais soltas. Além da moda festa, a musseline também é muito usada na moda casual, em peças como blusas, camisas e saias, mas mais blusas e camisas.

A musseline ela faz uma camisa mais leve, uma camisa que dá mais movimento, uma camisa que tem uma leve transparência, mas que você consegue contornar isso usando as peças adequadas por baixo ou colocando um top usando um determinado forro, dependendo do jeito que você faz essa peça. Para blusas, ela é muito usada em blusinhas como blusa de alcinha, uma blusa com manga, blusas com detalhes em babados.

Maximus Tecidos O que é o Tecido Musseline e Por que esse Tecido é usado para Fazer Vestidos Esvoaçantes maximus tecidos Clube da Costureira 600x300

A gente encontra a musseline tanto lisa quanto em modelos estampados também. Então, para vestidos de festa que carregam estampa, é um tecido que você encontra com facilidade, opções de estampas, estampas florais, estampas de listras, estampas bem atemporais. Para você ter um vestido clássico que vai dar para você usar mais de uma vez.

Nos vestidos de festa a musseline fica maravilhosa para vestidos com saia godê, tanto o godê inteiro quanto o meio godê. Para um vestido com uma saia godê duplo ou godê inteiro, que normalmente vai bastante tecido, principalmente se você está fazendo essa saia longa ou mídi. A musseline dá um efeito muito bonito, porque ela não vai ficar uma saia pesada, não vai armar a musseline, não é um tecido que arma, então ela vai dar um caimento que flui conforme você anda. Dá muito movimento, fica muito bonito.

MUSSELINE X OUTROS TECIDOS

Alguns tecidos, como alguns crepes mais pesados, tipo o crepe oreo, um crepe madame. Esses tecidos num godê duplo, às vezes fica uma saia com muito tecido, muito pesada, até mesmo para quem vai usar. Mas não é o caso da musseline. A musseline para esse estilo de godê fica muito bonita também. Essas características principais da musseline, como a transparência e essa leveza, faz com que ela seja confundida com vários outros tecidos.

Então, tem muita gente que chama de chiffon, muita gente que chama de gazar, muita gente que chama até de seda. Independente do nome que você dá, o importante é você entender o tipo de caimento que vai dar para a sua peça, para você não errar na hora da escolha do tecido. E se você está escolhendo, ou comprando uma roupa pronta com esse tecido para você também entender que tipo de movimento vai dar no teu corpo. O chiffon e o gazar são diferentes da musseline, embora o caimento seja muito parecido.

O chiffon costuma ter uma textura mais lisa, assim como o gazar, o gazar não tem essa textura pigmentada que a musseline traz, ele é ainda mais leve que a musseline. Se você quer um tecido realmente muito esvoaçante, acho que esvoaçante é a palavra que define o tecido gazar. A gente tem aqui no canal também um vídeo falando só sobre o gazar.

É essa a diferença principal, mas em termos de caimento, gente, os dois tecidos são praticamente a mesma coisa para você fazer as suas peças. Então se você quer fazer um vestido que tenha muito movimento, que seja leve, que tenha essa fluidez e você não encontrar a cor específica que você precisa na musseline, procure essa cor no gazar, procure no chiffon, procure até por crepe georgette. Muitas pessoas também conhecem esse tecido por crepe georgette.

Algumas características são diferentes, mas como eu falei, em termos de caimento, você consegue chegar no mesmo resultado, ou melhor, você consegue chegar no resultado muito semelhante usando todos esses tecidos. Então, na hora de procurar uma cor, é sempre importante buscar por várias dessas opções, porque se você encontrar, vai dar certo do mesmo jeito.

FORRO PARA USAR COM O TECIDO MUSSELINE

Em relação ao forro, esse tipo de tecido pede um forro leve. Porque é um tecido leve. Se você colocar um forro de tafetá, um forro de poliéster muito pesado, vai ficar discrepante os dois tecidos, porque a musseline vai se movimentar com fluidez e leveza, enquanto o forro vai estar lá rígido e estruturado.

Não fica legal na maioria dos casos. A não ser que a gente esteja falando de um modelo muito, muito, muito específico. Mas na maioria dos casos não fica bom. Se você quer manter a característica desse tecido, que é a fluidez e a leveza, o forro precisa acompanhar. E daí? Aqui você pode escolher crepes leves, como o crepe no Age, o crepe lorraine, até um crepe valentino, que é um crepe que fica ali meio intermediário entre leve e pesado ou até forros de cetim com elastano também fica muito bom, porque é um tecido que vai acompanhar a leveza da musseline.

 

MUSSELINE PLISSADA

Como a musseline é um tecido muito leve, ela dá uma liberdade para fazer alguns trabalhados com o tecido e um deles é o plissado. Então é muito comum a gente ver musseline plissada. Para tecidos plissados seja a musseline ou algum outro tipo de tecido, você tem a opção de comprar o tecido já plissado que vem de fábrica dessa forma que já passou por todo um processo de produtos para que não saia esse plissado quando você lavar.

Mas também existe a possibilidade de você fazer o seu próprio plissado em casa e aqui você tem que ter bastante cuidado para fazer o processo de forma corretamente, usar os produtos, a temperatura do ferro, tudo conforme manda a orientação para fazer o seu próprio plissado.

Não é uma coisa fácil, principalmente porque para o plissado ficar bonito e ficar elegante você precisa manter um padrão de tamanho dos plissados. Não dá para fazer um plissado de vários tamanhos diferentes porque não fica tão elegante assim. Vai ficar uma coisa um pouco desproporcional, então não é fácil fazer o seu próprio tecido plissado, mas também não é impossível, e a musseline é um dos tecidos que você pode usar para fazer isso.

DO QUE É FEITO O TECIDO MUSSELINE?

A musseline ela vem da seda, então, como tantos outros tecidos, como o cetim, como o tafetá, é um tecido que se origina da seda.

As primeiras musselines, os primeiros tecidos com essa leveza e transparência que se tem registro, eram feitos de fios de seda e existem até hoje, como musseline de seda, chiffon de seda. Tantos tecidos com essas características que são de seda.

Eles são mais difíceis de encontrar porque os tecidos de seda tem uma escassez no mercado para você comprar, por ele ser um tecido de valor mais agregado, por ser um tecido de cuidados muito especiais, é mais fácil encontrar, inclusive com valor muito mais acessível, são as musseline de poliéster ou com alguma mistura na composição, mas na maioria das vezes é 100% poliéster. Para essas peças que a gente falou, não incomoda em nada em ser o poliéster.

Maximus Tecidos O que é o Tecido Musseline e Por que esse Tecido é usado para Fazer Vestidos Esvoaçantes maximus tecidos Clube da Costureira 600x300

Todo tecido de poliéster nunca vai ser o tecido mais fresco do mundo, mas quando a gente fala de algumas peças especiais, como vestidos de festa, não necessariamente a gente está buscando tanto frescor, a gente está buscando um tecido que case com essa necessidade com esse evento e com essa imagem que você quer passar com essa roupa.

MUSSELINE NA MODA ÍNTIMA

A musseline também é um tecido que é bastante utilizado em peças da moda íntima, como por exemplo hobbies. Porque ela imita essa seda, não a seda acetinada, a seda do cetim, mas essa seda mais transparente que para peças assim. Se você trabalha nesse ramo e você busca uma peça que traz mais esse ar de sensualidade, da transparência, é uma opção de tecido também.

 

MUSSELINE NA ÍDIA

Um dos maiores produtores de musseline até hoje é a Índia. E se a gente pega os saris indianos, por exemplo, a gente consegue ver com bastante clareza como que a musseline é um tecido que está presente nessas roupas por causa da leveza. Na cultura indiana, eles têm todos esses códigos onde cada uma das peças representa uma coisa, a forma com que elas são adornadas com outros objetos, com metálicos, com bordados, também tem um significado, e a musseline está sempre presente nos saris indianos, assim como alguns tecidos como tafetá também.

Maximus Tecidos O que é o Tecido Musseline e Por que esse Tecido é usado para Fazer Vestidos Esvoaçantes maximus tecidos Clube da Costureira 600x300

 

Por fim, eu expliquei as principais características da musseline, mas é bem importante você entender que com o gazar com o chiffon, com o crepe georgette você consegue resultados muito semelhantes, então não fique preso apenas a esse tecido. Se você quer uma estampa específica, uma cor específica, faz uma busca geral por esses outros nomes de tecido que você também vai ter várias opções e que ficam muito bonitas.

 

Se você gostou desse vídeo e desse conteúdo, comenta aqui embaixo para eu saber, comenta para eu saber se você já conhecia a Musseline, e como que você chama ela aí na sua cidade. Porque eu sei que recebe vários nomes desses tecidos, digamos que cada, cada loja e cada empresa às vezes batiza o seu próprio tecido.

Não esqueça de curtir e compartilhar este artigo, e para mais conteúdos sobre costura e moda, siga a Maximus Tecidos no Instagram e inscreva-se em nosso canal no YouTube. Até o próximo artigo!

Assuntos Relacionados

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *